O problema da propagação e notícias falsas no WhatsApp tem estado controlado, desde que algumas medidas importantes foram implementadas.
Ainda assim, o serviço de mensagens da Meta quer dar ainda mais aos utilizadores. Para isso prepara agora uma novidade importante, que vai limitar o reenvio de mensagens para os grupos do WhatsApp.
Foi há 3 anos que o WhatsApp começou a limitar o reenvio de mensagens para os grupos e para os outros utilizadores. Queria assim limitar a propagação de mensagens de informação falsa e que deveriam ser limitadas ou pelo menos controladas e validadas.
A somar a isso acabou por começar a marcar também estas mensagens reencaminhadas com indicadores visuais. Estes mostram se as mensagens estão a ser partilhadas pela primeira vez ou se, por outro lado, estão a ser partilhadas de forma recorrente.
Agora, numa tentativa de melhorar ainda mais este processo, há uma novidade a caminho do WhatsApp. O reencaminhar de mensagens para os grupos vai ser ainda mais controlado. Isto é, o reencaminhar só pode ser feito para um grupo à escolha do utilizador.
A novidade está em testes e poderá muito em breve ser alargada a todos os utilizadores. Por enquanto está apenas acessível no Android, mas certamente haverá planos para a trazer para o iOS e até para as versões dedicadas ao desktop.
O curioso desta mudança do WhatsApp é que não vai haver qualquer diferença nas mensagens reencaiminhadas antes. Tanto irá ser aplicado nas que estão marcadas como tendo sido reencaminhadas, como nas reencaminhadas muitas vezes.
Depois de uma alteração para poderem reenviar apenas as mensagens para um destinatário de cada vez, há agora esta novidade. Isto significa que este é ainda um ponto a ser melhorado e em que o WhatsApp tenta agora recuperar o controlo.