Pplware

WhatsApp já começou a trabalhar na ligação a outras plataformas de mensagens

A imposição é da União Europeia e como tal serviços como o WhatsApp são obrigados a adotar, mesmo que não o desejem. Assim, e à luz da nova Lei dos Mercados Digitais, ou DMA, alguns serviços de mensagens têm de conseguir comunicar entre si. Ainda que exista algum tempo, o WhatsApp parece estar já a trabalhar nesta novidade.


A DMA não é do agrado da maioria das grandes empresas tecnológicas, pois vai obrigar a grandes mudanças e resultar na perda de alguma exclusividade. Traz regras aplicáveis às plataformas que atuam como “controladores de acesso” no setor digital.

No caso do WhatsApp, e como está marcado como controlador de acesso, as mudanças têm mesmo de acontecer. Na prática, estes serviços vão ter de conseguir interligar-se com outros marcados também com este grau e assim permitir uma interoperabilidade nas mensagens entre todos os serviços.

A Meta parece ter começado já a trabalhar nesse sentido, ainda que não seja visível para os utilizadores. A mais recente versão beta, usada para testes, já revela alguns elementos essenciais que estão por agora escondidos no código desta aplicação, pelo menos na versão dedicada ao Android.

Como se pode observar na imagem partilhada, existe agora uma nova secção dedicada aos novos regulamentos – DMA. Por ainda estar em desenvolvimento, ainda não está pronta, parece vazia e não está acessível aos utilizadores, mas o título confirma-nos que está a ser trabalhada.

O WhatsApp tem um prazo de 6 meses para preparar a sua app com as novas regulamentações europeias para fornecer o seu serviço de interoperabilidade de mensagens na União Europeia. Por agora, ainda não está claro se esta funcionalidade acabará por se estender também a países fora da União Europeia.

Ainda que imposta pela União Europeia, a DMA será excelente para os utilizadores destes serviços, entre eles o próprio WhatsApp. A possibilidade de comunicar entre apps e entre serviços será importante e abre as portas a uma comunicação mais universal.

Exit mobile version