O Whatsapp tem estado a preparar algumas ferramentas para as empresas, de forma a que estas tenham mais opções na interação com os seus clientes.
Depois de alguns meses em beta, a versão final do Whatsapp Business já foi lançada em alguns países.
O Whatsapp é hoje uma das maiores plataformas de comunicação, sendo a aplicação preferida de muitos utilizadores para trocar mensagens com amigos de forma individual ou em grupo.
Embora seja bastante utilizado, um dos grandes problemas do Whatsapp sempre residiu no facto de a aplicação são ser auto-sustentável, faltando uma estratégia para monetizar os seus serviços.
Tentando contrariar esta tendência, têm sido desenvolvidas algumas ferramentas para empresas, de modo a tirar algum proveito financeiro em troca de uma forma mais simples.
Whatsapp Business já está disponível para Android
Para agrupar todas estas novas ferramentas, o Whatsapp criou uma nova aplicação, o Whatsapp Business, que foi apresentada há uns meses e tem estado em testes até agora. Ontem, a versão final foi finalmente lançada, por enquanto apenas para Android, só estando por agora disponível na Indonésia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos.
Com esta nova aplicação, as empresas vão poder criar perfis empresariais, muito semelhante às páginas do Facebook onde vão poder adicionar morada, email, website, descrição da empresa, entre outros dados.
Com esta nova aplicação estão também agora disponíveis algumas ferramentas inteligentes de resposta a mensagens, algo idêntico ao que o messenger já oferece para respostas automáticas ou pré-formatadas, e estatísticas de mensagens.
De forma a comunicarem com os seus clientes, as empresas irão ter de usar obrigatoriamente esta aplicação, no entanto, do lado do cliente estas novas funcionalidades serão integradas na aplicação tradicional. Para controlar os abusos no envio de mensagens, as empresas apenas poderão contactar os clientes que cederem o número de telefone e aceitarem entrar em contacto com a empresa.
O Whatsapp está assim a integrar algumas funções que há muito já estavam disponíveis no Facebook e no Instagram, de forma a facilitar a presença das empresas nesta plataforma e a ganhar algum dinheiro com esse processo. Por agora está apenas para Android e apenas em alguns mercados, mas brevemente será disponibilizada globalmente e para várias plataformas.
Via: Whatsapp