A tecnologia 5G está a conquistar utilizadores de todo o mundo. Um relatório internacional revela que a venda de equipamentos preparados para esta nova conectividade ultrapassou o 4G no início deste ano.
E você, já comprou um smartphone com suporte para redes 5G?
Vendas de smartphones 5G atingiu os 51% em janeiro de 2022
O 5G veio para ficar e os utilizadores estão a ficar munidos de equipamentos com suporte para esta “nova” tecnologia de comunicação. De acordo com o relatório CounterPoint avançado pelo site Gadgets360, a venda de telemóveis 5G ultrapassou o 4G no início do ano. A China foi o mercado responsável por esta evolução, com uma penetração do 5G de 85% no mercado nacional. Seguem-se as regiões da América do Norte e Europa Ocidental, com o 5G a entrar em 73% e 76% dos seus mercados, respetivamente.
A nível mundial, as vendas de smartphones 5G atingiu os 51% em janeiro de 2022, ultrapassando os equipamentos 4G pela primeira vez.
O grande crescimento na China, avança o relatório, deve-se ao apoio das empresas de telecomunicações no país, e à oferta de equipamentos 5G a preços acessíveis. Já na Europa Ocidental e América do Norte, o iPhone 12, e posteriormente o iPhone 13, são os grandes responsáveis pela dinâmica evolutiva.
O mesmo relatório prevê que a fatia norte-americana e europeia continue a ter uma fatia cada vez maior, com a renovação do ciclo de substituição entre utilizadores de iPhones, de cerca de 4 anos.
As regiões do Pacífico Asiático, Médio Oriente e América Latina deverão seguir a tendência num futuro próximo, com a eventual disponibilidade de equipamentos 5G de gama média-baixa (abaixo do limiar dos 150€), adianta o documento.
O 5G permitirá velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. Tal como se tem dito, o 5G não será uma Internet para o utilizador final… mas também. O 5G permite dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.
O Pplware agradece à iServices pela elaboração deste artigo. Se o seu telemóvel apresenta problemas na antena GSM ou em qualquer outro componente, não hesite em visitar a sua loja iServices mais próxima.
Leia também…