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Vendas de tablets têm comportamento misto, mas voltaram a cair

O mercado dos tablets tem tido, nos últimos anos, um comportamento de queda acentuada. Depois de muito tempo em alta, estes equipamentos deixaram de ser interessantes e são cada vez menos uma opção.

O segundo trimestre deste ano seguiu o mesmo de outros meses e acabou por revelar uma quebra nas vendas. Algumas marcas cresceram mas, no geral, a quebra foi acentuada.


Os mais recentes dados da IDC mostraram que nos meses de abril, maio e junho as vendas de tablets tiveram uma quebra que se situou acima dos 3%. Não é tão elevada como no trimestre anterior, onde as quebras atingiram os 8,5%, mas ainda assim é significativa.

As principais marcas do TOP 5 mantiveram-se a crescer, com exceção da Samsung, com algumas a subir perto dos 50% no números de unidades vendidas na comparação ao ano passado.

Apesar destes valores de crescimento de vendas, a verdade é que empresas como Lenovo perderam nos valores de quota de mercado. O caso da empresa chinesa é o mais elevado, com perdas de 0,8%.

Empresa 2Q17 – Unidades enviadas (milhares) 2Q17 – Quota de mercado 2Q16 – Unidades enviadas (milhares) 2Q16 – Quota de mercado Crescimento Ano-a-Ano 1Q17 – Unidades enviadas (milhares) 1Q17 – Quota de mercado
Apple 11,4 30,1% 10,0 25,4% 14,7% 8,9 24,6%
Samsung 6,0 15,8% 6,0 15,4% -0,8% 6,0 15,5%
Huawei 3,0 8,0% 2,1 5,3% 47,1% 2,7 7,4%
Amazon 2,4 6,4% 1,6 4,1% 51,7% 2,2 6,0%
Lenovo 2,2 5,7% 2,5 6,5% -14,6% 2,1 5,7%
Outros 12,9 33,9% 17 43,4% -24,6% 14,4 39,8%
Total 37,9 100 39,3 100 -3,4% 36,2 100
Fonte: IDC Worldwide Quarterly Tablet Tracker

O crescimento da Huawei e da Amazon no mercado dos tablets

Mas, no meio destes valores, há casos positivos e de crescimento efetivo em todas as áreas. A Huawei mostra isso mesmo, tendo subido quer nas vendas quer na quota de mercado. No primeiro valor o crescimento foi de 1,1 milhões de unidades e no segundo de 47,1%.

No geral, as vendas não cresceram neste trimestre, mas comparado com o primeiro trimestre de 2016 a maioria das empresas teve um comportamento positivo com aumento de vendas e com uma maior aceitação por parte dos consumidores.

A chegada de novos equipamentos híbridos, e que oferecem novas possibilidades, tem afastado os consumidores dos tradicionais tablets, que assim acabam por ser preteridos e aumentando as quebras de vendas.

Fonte IDC Worldwide Quarterly Tablet Tracker

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