O mercado dos tablets tem tido, nos últimos anos, um comportamento de queda acentuada. Depois de muito tempo em alta, estes equipamentos deixaram de ser interessantes e são cada vez menos uma opção.
O segundo trimestre deste ano seguiu o mesmo de outros meses e acabou por revelar uma quebra nas vendas. Algumas marcas cresceram mas, no geral, a quebra foi acentuada.
Os mais recentes dados da IDC mostraram que nos meses de abril, maio e junho as vendas de tablets tiveram uma quebra que se situou acima dos 3%. Não é tão elevada como no trimestre anterior, onde as quebras atingiram os 8,5%, mas ainda assim é significativa.
As principais marcas do TOP 5 mantiveram-se a crescer, com exceção da Samsung, com algumas a subir perto dos 50% no números de unidades vendidas na comparação ao ano passado.
Apesar destes valores de crescimento de vendas, a verdade é que empresas como Lenovo perderam nos valores de quota de mercado. O caso da empresa chinesa é o mais elevado, com perdas de 0,8%.
Empresa | 2Q17 – Unidades enviadas (milhares) | 2Q17 – Quota de mercado | 2Q16 – Unidades enviadas (milhares) | 2Q16 – Quota de mercado | Crescimento Ano-a-Ano | 1Q17 – Unidades enviadas (milhares) | 1Q17 – Quota de mercado |
Apple | 11,4 | 30,1% | 10,0 | 25,4% | 14,7% | 8,9 | 24,6% |
Samsung | 6,0 | 15,8% | 6,0 | 15,4% | -0,8% | 6,0 | 15,5% |
Huawei | 3,0 | 8,0% | 2,1 | 5,3% | 47,1% | 2,7 | 7,4% |
Amazon | 2,4 | 6,4% | 1,6 | 4,1% | 51,7% | 2,2 | 6,0% |
Lenovo | 2,2 | 5,7% | 2,5 | 6,5% | -14,6% | 2,1 | 5,7% |
Outros | 12,9 | 33,9% | 17 | 43,4% | -24,6% | 14,4 | 39,8% |
Total | 37,9 | 100 | 39,3 | 100 | -3,4% | 36,2 | 100 |
Fonte: IDC Worldwide Quarterly Tablet Tracker |
O crescimento da Huawei e da Amazon no mercado dos tablets
Mas, no meio destes valores, há casos positivos e de crescimento efetivo em todas as áreas. A Huawei mostra isso mesmo, tendo subido quer nas vendas quer na quota de mercado. No primeiro valor o crescimento foi de 1,1 milhões de unidades e no segundo de 47,1%.
No geral, as vendas não cresceram neste trimestre, mas comparado com o primeiro trimestre de 2016 a maioria das empresas teve um comportamento positivo com aumento de vendas e com uma maior aceitação por parte dos consumidores.
A chegada de novos equipamentos híbridos, e que oferecem novas possibilidades, tem afastado os consumidores dos tradicionais tablets, que assim acabam por ser preteridos e aumentando as quebras de vendas.