Pplware

Uso de smartphones pode causar hérnia do disco cervical

Cada vez mais usamos os smartphones no nosso dia a dia, seja para os habituais telefonemas, seja para as tarefas do dia-a-dia, seja para jogarmos uns joguinhos, seja para trocar umas mensagens com os amigos, ou seja simplesmente para ver se há novidades, ou até para ver as horas.

O que é certo é que o movimento que efectuamos para verificar o nosso telefone é quase sempre o mesmo, mover e baixar a cabeça, e esse mesmo movimento pode trazer consequências graves para a nossa saúde, como o aparecimento de hérnias discais a nível cervical.

Há cada vez mais pessoas, sobretudo jovens a utilizar o smartphone, e essa tendência pode trazer algumas consequências menos boas para a saúde.

Segundo a Korean National Health Insurance Corporation, o número de pacientes com uma hérnia discal a nivel cervical era de 573.912 no ano de 2007, tendo aumentado para 784.121 em 2011. Em 100.000 dos pacientes, 7.6% têm cerca de 20 anos.

Um dos motivos poderá estar relacionado com os movimentos efectuados quando verificamos o smartphone. A maioria das pessoas olha para baixo e esta postura promove a tensão no pescoço, provocando, assim, a hérnia discal a nivel cervical.

A cabeça humana tem um peso de cerca de 4.5kg, no entanto, ao baixar-se, esse peso fica acrescido, e passa a ser cerca de 9 a 13.6 kg, o que favorece ainda mais o desenvolvimento de hérnias de disco.

Contudo, as hérnias não são os únicos problemas que podem desenvolver-se com o uso (excessivo) dos smartphones.

Outro dos problemas, indicado desta vez pela Chosun Ilbo, é a obesidade, indicando que os jovens cada vez perdem menos tempo a fazer exercício físico.

Este problema não é tanto uma novidade e já foi abordado por diversas vezes como uma consequência do uso excessivo não só dos smartphones mas das tecnologias no geral. [via]

Já sentiram dores incómodas devido ao uso do smartphone?

Exit mobile version