Pplware

União Europeia dá passo importante para trazer de volta a troca de baterias nos smartphones

A União Europeia aprovou na passada quarta-feira novas regras para a conceção, produção e gestão de resíduos de todos os tipos de baterias vendidas na UE. Isso, na prática, promete trazer de volta a possibilidade de trocar facilmente as baterias dos smartphones.


Troca de baterias nos smartphones pode voltar

Até há poucos anos, era uma prática comum a troca de baterias nos smartphones. Acontecia não apenas quando estas se gastavam, mas também quando estas ficavam envelhecidas. Esse cenário vai voltar em breve na União Europeia, graças a uma alteração da legislação que está prestes a ser realidade.

Com 587 votos a favor, 9 contra e 20 abstenções, os eurodeputados aprovaram o acordo negociado com o Conselho da União Europeia para rever as regras em matéria de baterias e resíduos. A nova lei tem em conta a evolução tecnológica e os desafios futuros no setor e abrangerá todo o ciclo de vida das baterias, desde a conceção até ao fim de vida.

Principais medidas previstas:

União Europeia tem medidas prontas a implementar

Na prática, estas medidas da União Europeia vêm remover a necessidade de ferramentas especiais para aceder às baterias dos smartphones. Além disso, proíbem também o uso de adesivos e forçam as empresas a fabricar dispositivos que permitam aos utilizadores “remover e substituir facilmente” as baterias.

Após a votação final em sessão plenária, o Conselho terá agora de aprovar formalmente o texto. Após esse passo, falta apenas a sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia e, consequente, entrada em vigor.

Exit mobile version