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Tablets estão em declínio e voltam a perder terreno

O mercado de tables está saturado e já viu melhores dias. A cada trimestre que passa os números não mentem e mostram que as quebras de vendas continuam, estando os utilizadores a mudar para novas plataformas e para novos conceitos.

Os números de vendas, ainda preliminares e fornecidos pela IDC, mostram que, pelo décimo trimestre consecutivo, os tablets perderam mercado. A quebra é menor, mas ainda assim significativa.


Este trimestre veio confirmar uma posição que há muito se sabe. O interesse nos tablets está a desaparecer e os utilizadores estão a migrar para soluções 2-em-1, mais apelativas e com mais interesse. A quebra foi de 8,5% face ao mesmo período do ano passado. De 39,6 milhões de unidades em 2016, o valor passou agora os 36,2 milhões.

Os números da IDC são claros e mostram que do top 5 das marcas com presença no mercado dos tablets apenas uma, a Huawei, conseguiu crescer. Todas as restantes têm perdas, com a Apple a destacar-se pela negativa, com um decréscimo de 13%.

Top 5 empresas, Unidades enviadas, Quota de mercado e Crescimento Ano-a-Ano – 1º Trim 2017(unidade em milhões)
Empresa 1º Trim Q17 – Unidades enviadas 1º Trim Q17 – Quota de mercado 1º Trim Q16 -Unidades enviadas 1º Trim Q16 Quota de mercado Crescimento Ano-a-Ano
Apple 8,9 24,6% 10,3 25,9% -13,0%
Samsung 6,0 16,5% 6,0 15,2% -1,1%
Huawei 2,7 7,4% 2,0 5,1% 31,7%
Amazon 2,2 6,0% 2,2 5,6% -1,8%
Lenovo 2,1 5,7% 2,2 5,5% -3,8%
Outros 14,4 39,8% 16,9 42,7% -14,7%
Total 36,2 100,0% 39,6 100,0% -8,5%

De todos os elementos da lista, a Apple teve a maior queda. Os 13% que perdeu face a 2016 mostram que a empresa não está imune às mudanças no mercado. Mesmo assim, o seu iPad Pro parece estar de pedra e cal, sendo para muitos a opção mais lógica.

Do lado da Samsung as perdas foram marginais. A sua oferta de tablets com Windows 10 pode ser uma das causas de se manter quase inalterada.

Por fim temos a Huawei, que foi a única a conseguir crescer neste mercado cada vez menos apetecível. Também graças a uma oferta cada vez maior, que já abrange também o Windows, a marca chinesa conseguiu saltar para o terceiro lugar da lista, com forte destaque.

Por fim, e mantendo as perdas, temos a Amazon e a Lenovo que mesmo com um crescimento negativo, conseguiram aumentar a sua quota de mercado.

O mercado dos tablets está a continuar a perder terreno e com números cada vez menores de vendas. As marcas têm tentado adaptar-se, mas, como se vê pelos números da IDC, apenas a Huawei parece ter encontrado a fórmula de sucesso.

Via: IDC

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