O mercado de tables está saturado e já viu melhores dias. A cada trimestre que passa os números não mentem e mostram que as quebras de vendas continuam, estando os utilizadores a mudar para novas plataformas e para novos conceitos.
Os números de vendas, ainda preliminares e fornecidos pela IDC, mostram que, pelo décimo trimestre consecutivo, os tablets perderam mercado. A quebra é menor, mas ainda assim significativa.
Este trimestre veio confirmar uma posição que há muito se sabe. O interesse nos tablets está a desaparecer e os utilizadores estão a migrar para soluções 2-em-1, mais apelativas e com mais interesse. A quebra foi de 8,5% face ao mesmo período do ano passado. De 39,6 milhões de unidades em 2016, o valor passou agora os 36,2 milhões.
Os números da IDC são claros e mostram que do top 5 das marcas com presença no mercado dos tablets apenas uma, a Huawei, conseguiu crescer. Todas as restantes têm perdas, com a Apple a destacar-se pela negativa, com um decréscimo de 13%.
Top 5 empresas, Unidades enviadas, Quota de mercado e Crescimento Ano-a-Ano – 1º Trim 2017(unidade em milhões) | |||||
Empresa | 1º Trim Q17 – Unidades enviadas | 1º Trim Q17 – Quota de mercado | 1º Trim Q16 -Unidades enviadas | 1º Trim Q16 Quota de mercado | Crescimento Ano-a-Ano |
Apple | 8,9 | 24,6% | 10,3 | 25,9% | -13,0% |
Samsung | 6,0 | 16,5% | 6,0 | 15,2% | -1,1% |
Huawei | 2,7 | 7,4% | 2,0 | 5,1% | 31,7% |
Amazon | 2,2 | 6,0% | 2,2 | 5,6% | -1,8% |
Lenovo | 2,1 | 5,7% | 2,2 | 5,5% | -3,8% |
Outros | 14,4 | 39,8% | 16,9 | 42,7% | -14,7% |
Total | 36,2 | 100,0% | 39,6 | 100,0% | -8,5% |
De todos os elementos da lista, a Apple teve a maior queda. Os 13% que perdeu face a 2016 mostram que a empresa não está imune às mudanças no mercado. Mesmo assim, o seu iPad Pro parece estar de pedra e cal, sendo para muitos a opção mais lógica.
Do lado da Samsung as perdas foram marginais. A sua oferta de tablets com Windows 10 pode ser uma das causas de se manter quase inalterada.
Por fim temos a Huawei, que foi a única a conseguir crescer neste mercado cada vez menos apetecível. Também graças a uma oferta cada vez maior, que já abrange também o Windows, a marca chinesa conseguiu saltar para o terceiro lugar da lista, com forte destaque.
Por fim, e mantendo as perdas, temos a Amazon e a Lenovo que mesmo com um crescimento negativo, conseguiram aumentar a sua quota de mercado.
O mercado dos tablets está a continuar a perder terreno e com números cada vez menores de vendas. As marcas têm tentado adaptar-se, mas, como se vê pelos números da IDC, apenas a Huawei parece ter encontrado a fórmula de sucesso.
Via: IDC