Pplware

Synaptics reforça sistemas biométricos sem usar novo hardware

Os sistemas de segurança dos equipamentos móveis assentam, cada vez mais, nos leitores biométricos. Os leitores de impressões digitais estão presentes na maioria dos equipamentos, deixando de ser algo apenas acessível aos modelos topo de gama.

Mas a necessidade de reforçar estas medidas de segurança levou a que a Synaptics desenvolvesse um novo sistema que consegue conciliar o reconhecimento facial com um simples leitor de impressões digitais.

Não é novidade a utilização de sistemas de reconhecimento facial para aumentar a segurança dos equipamentos e garantir de forma fidedigna que quem acede são mesmo os utilizadores autorizados. Mas estes sistemas, que se podem integrar com as restantes medidas de segurança, requerem sempre hardware adicional, o que encarece e torna difícil a utilização em sistemas normais.

Esta necessidade de hardware adicional prende-se com a necessidade de manter isolada a informação recolhida e o seu grau de fiabilidade. Na prática, os diferentes sistemas de segurança não comunicam e tendem a agir de forma isolada.

Agora, a Synaptics anunciou que desenvolveu um novo sistema que faz uso de todo o hardware de segurança já presente nos equipamentos e que não requer a duplicação para manter a segurança. Basicamente, isto leva a que seja apenas necessária a presença de um leitor de impressões digitais e de uma câmara fotográfica para que possam ser elevados os padrões de segurança, que podem também ser usados de forma independente e de acordo com as necessidades dos utilizadores.

Este novo sistema da Synaptics vai combinar vários factores e os seus graus de confiança para dar um resultado final na sua autenticação. Claro que poderá ser usado de forma separada, garantindo sempre que existe uma autenticação, mesmo quando o utilizador não pode usar um dos factores, quer por estar a usar luvas ou em locais com pouca luminosidade.

Há ainda a garantia de que este sistema detecta situações em que o vão tentar enganar, procurando movimentos de cabeça ou o piscar dos olhos para distinguir entre uma fotografia e um utilizador real.

Ao conseguir agrupar o processamento dos sistemas de segurança num único hardware, a Synaptics garante que o preço da segurança se mantém o mesmo, aumentando a mesma de forma exponencial.

Fonte: Synaptics

Exit mobile version