Chama-se STAYAWAY COVID e é a app portuguesa que nos vai ajudar a combater a COVID-19. A app portuguesa de rastreamento à COVID-19 deverá chegar dentro de dias, até porque o decreto-lei que estabelece o responsável pelo tratamento dos dados e regula a intervenção do médico no sistema STAYAWAY COVID já foi publicado.
O Pplware teve acesso, em primeira mão, à app STAYAWAY COVID! Saibam como é.
A app STAYAWAY COVID será uma enorme ajuda no que diz respeito à identificação das cadeias de contágio. A app não é uma solução para a COVID-19, mas ajudará a agir mais rápido, evitando assim que o número de novos infetados aumente. Esta app é grátis, de instalação livre, mas é muito importante que todos a instalem para que se consigam os melhores resultados.
STAYAWAY COVID – Como funciona
Para nos ajudar a perceber melhor como funciona, falamos com Francisco Maia, CEO da Keyruptive e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da app, que nos deu um exemplo de como tudo funciona:
Em termos simplificados a app funciona do seguinte modo.
Vamos imaginar que o Pedro, o Vítor e o Francisco têm a aplicação instalada e vão tomar um café. Cada um dos seus telefones irá difundir a cada 10 minutos um número aleatório.
Os outros telefones, que estão à escuta, vão registar os números difundidos na sua proximidade e também alguns dados sobre o tempo de duração da difusão e a intensidade do sinal que receberam. Estes números são números propositadamente grandes para que a probabilidade de estarem a ser difundidos dois números iguais seja muito baixa.
Mais tarde, o Francisco desenvolve alguns sintomas e faz o teste à COVID-19. Caso esse teste seja positivo, o médico que valida o diagnóstico, fornece ao Francisco um código de 12 dígitos. O Francisco, caso seja da vontade dele, vai inserir este código na sua aplicação.
Esta por sua vez, usa esse código para depositar num repositório público os números (aqueles que foram gerados de forma aleatória) que o Francisco difundiu nos últimos 14 dias.
É importante sublinhar que todos estes passos são totalmente voluntários e que, mesmo tendo sido atribuído um código ao Francisco, será o Francisco a decidir partilhar ou não os seus números.
Periodicamente, as aplicações do Pedro e do Vítor vão ao repositório público verificar se existem novos números para descarregar. Se sim, descarregam esses números e, localmente, verificam se alguns desses números correspondem a números observados e guardados nos últimos 14 dias.
Caso se verifique que existiu uma observação por tempo suficiente (superior a 15 minutos) e com suficiente intensidade (distância inferior a 2 metros, representando assim um risco elevado de contágio, então a aplicação emitirá um alerta. Este alerta não significa que a pessoa está infetada, mas sim que existiu um contacto de risco elevado e que é importante contactar as autoridades de saúde.
Em todo este processo, nem os dados pessoais dos utilizadores nem qualquer tipo de dados de localização são associados aos números aleatórios difundidos. Assim, o Pedro e o Vítor sabem que tiveram um contacto de risco, mas não sabem onde nem com quem.
Galeria de imagens da app STAYAWAY COVID
Em resumo…
A app STAYAWAY deteta a proximidade física entre smartphones e informa os utilizadores que estiveram no mesmo espaço de alguém infetado nos últimos 14 dias com o novo coronavírus. A app é totalmente segura e não guarda ou gera qualquer tipo de informação pessoal, nem usadas qualquer coordenada GPS.
A comunicação entre dispositivos acontece via bluetooth e, periodicamente o dispositivo liga-se ao servidor central, gerido pela DGS, para obter chaves (números sem qualquer significado) que irá comparar com os guardados localmente.