O mundo dos smartphones está hoje inundado de marcas e de propostas para todas as formas e vontades. Dificilmente não se encontra o smartphone procurado e que se quer usar.
Claro que atrás de todas estas marcas, temos clássicos que todos recordam. A Sony é uma dessas marcas, que cada vez menos tem presença no mercado. Os seus mais recentes números de vendas voltam a mostrar que está longe do que era.
A Sony sempre foi uma das marcas que atraiu os utilizadores de smartphones. Os seus equipamentos eram diferentes, pela positiva, e sempre trouxeram inovação e mudanças importantes. As áreas onde investiu vieram a mostrar-se as mesmas que a concorrência abraçou.
Os números de vendas de smartphones em 2018
Mas a empresa nipónica parece ter parado no tempo e deixou, há alguns anos, de oferecer a mesma linha de inovação que tinha. As decisões corporativas alteraram o ADN da marca e com o tempo esta perdeu-se no mercado.
Os dados de vendas de 2018 agora revelados, referentes ao mercado dos smartphones, mostram uma realidade que todos infelizmente esperavam. A Sony continuou a perder terreno e a vender cada vez menos smartphones ao longo dos anos.
Os números apresentados são desanimadores para a marca. Em 2018 a marca vendeu apenas 6,5 milhões de equipamentos. Face a 2017, a Sony Mobile vendeu menos 7 milhões de smartphones. Se olharmos para 5 anos atrás, este número de 2018 cai para um sexto.
A medida da Sony Mobile para conter estas perdas
Para conseguir manter os seus custos operacionais controlados, a Sony tem uma medida planeada. Deverá dispensar 2 mil funcionários da divisão móvel em todo o mundo. Este valor representa metade da força laboral desta divisão da empresa.
Lentamente a Sony foi perdendo a sua posição no mercado global. Passou de um gigante da industria para um mero espectador. A concorrência não abrandou e as suas propostas rapidamente ultrapassaram o que a marca nipónica tem para oferecer. Os números agora apresentados são a prova disso mesmo.