O segmento dos smartphones voltou a crescer, depois de um período de declínio. As empresas colocaram no mercado, no terceiro trimestre de 2019, 358,3 milhões de smartphones, um aumento de 8,1% em relação ao trimestre anterior!
No ranking de quem mais vende, e depois de toda a “perseguição” dos EUA, o grande destaque vai para a gigante Huawei! Saiba porquê…
Mercado dos smartphones no terceiro trimestre de 2019
A IDC lançou recentemente os dados relativos ao mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2019. Tal como se pode ver na tabela seguinte, a Samsung lidera o ranking com 78,2 milhões de smartphones enviados para o mercado no terceiro trimestre.
Segue-se a Huawei com 66,6 milhões de dispositivos e na terceira posição aparece a Apple que perdeu terreno face a igual período de 2018.
Em declarações ao Pplware, Francisco Jerónimo da IDC refere que…
Apesar das restrições e do bloqueio que os Estados Unidos colocaram à empresa Chinesa [Huawei], o fabricante continuou a apresentar fortes resultados no terceiro trimestre do ano a nível mundial, com as vendas a crescerem 28% e a quota de mercado a crescer para quase 17%.
A empresa continua a aproximar-se da Samsung e a distanciar-se da Apple. Contudo, estes resultados são fruto do focus que a empresa colocou no mercado doméstico após o bloqueio, e a grande questão é saber se vai continuar a manter este crescimento nos próximos trimestres.
Como havia o Pplware noticiado há alguns dias, a Huawei cresceu bastante na China e já domina 42,4% do mercado. Ao contrário do que muitos pensam, a empresa Huawei está em alta (pelo menos na China)! Com o crescimento registado no seu mercado doméstico chinês, fez com que a marca equilibrasse os seus resultados a nível mundial.
Francisco Jerónimo analisa também o mercado europeu referindo que…
A nível Europeu o cenário é muito diferente, onde a empresa perdeu quota de mercado no terceiro trimestre e a queda das vendas continuou a acentuar-se.
A situação ainda não se tornou mais dramática, uma vez que no trimestre houve um grande esforço dos retalhistas e operadores em escoarem os produtos em stock, através de fortes promoções. Contudo, para já não se prevê o lançamento de novos produtos da Huawei na Europa (uma vez que não vão suportar os serviços da Google), o que vai limitar significativamente as vendas do fabricante nos próximos trimestres.
E em Portugal, como estão as vendas da Huawei?
Segundo dados da IDC, a Samsung vendeu no terceiro trimestre 215 mil smartphones, seguido da Huawei com 186 mil unidades. A Apple ficou na terceira posição com a venda de 67 mil iPhones.
Francisco Jerónimo refere que…
Como se pode verificar, a queda das vendas da Huawei impactaram o mercado Português de smartphones no terceiro trimestre deste ano. Apesar de tudo a queda foi menor que o previsto, uma vez que, durante o verão houve um esforço grande por parte dos retalhistas e operadores em escoar as unidades em stock.
A questão que se coloca agora é qual será a posição da Huawei no último trimestre de 2019. Com o domínio completo na China e a perder terreno no mercado europeu, será que a gigante chinesa irá conseguir equilibrar as contas e crescer na Europa?