Pplware

Smartphones: Huawei e Samsung dominam na Europa com Xiaomi a crescer meteoricamente

Com o mercado dos smartphones a crescer, principalmente com empresas chinesas a entrar nas preferências dos utilizadores, as marcas têm de ser criativas. Assim, as gigantes como a Apple ou a Samsung têm de mudar de tática, ou serão passadas para um plano secundário.

Este cenário está a verificar-se na Europa e os resultados parecem estar à vista. No campo dos smartphones, marcas outrora de baixo valor estão a disparar nas vendas. Um caso flagrante, a Xiaomi, está já a fazer sombra aos líderes do mercado.


Há muito tempo que a lista de vendas de smartphones no mercado europeu está estabelecida. Depois de termos visto a Huawei a bater a Apple, esta praticamente estagnou e a tabela repete-se eventualmente trimestre a trimestre. Mas mesmo assim, é preciso ler nas entrelinhas.

 

Samsung continua a dominar o mercado da Europa

No terceiro trimestre de 2019 tudo parece apontar para a “normalidade”, com a tabela a ser novamente dominada pela Samsung. A marca sul-coreana assumiu esta posição há alguns anos e não será simples alterar num futuro próximo a sua taxa de crescimento.

Também a segunda posição parece estar de pedra e cal para a Huawei. Depois de bater a Apple, a marca chinesa não perdeu mais esta posição. Esperava-se que os recentes problemas afetassem as vendas, mas a realidade não foi nesse sentido.

 

O crescimento da Xiaomi no mercado dos smartphones

Apesar do pódio estar “estável”, nenhuma das marcas pode adormecer. Assim, analisando os dados publicados na lista da Canalys, são visíveis os esforços da Xiaomi, que tem crescido substancialmente.

Neste 3.º trimestre de 2019 a marca chinesa bateu de forma total a concorrência, tendo com um crescimento anual de 73%. Tudo aponta para que em breve o alvo seja a Apple.

 

A Huawei não abrandou as vendas mesmo com problemas

Também a Samsung teve uma prestação acima da média, com mais um recorde batido. A marca coreana colocou no mercado europeu 28,7 milhões de smartphones neste trimestre. A Huawei acabou por ter um desempenho igual aos trimestres anteriores, o que é uma vitória para a empresa dada a sua situação atual.

Em suma, este cenário do mercado dos smartphones na Europa mostra que os consumidores mantêm-se fieis às suas escolhas e que abraçam também facilmente a chegada de novas propostas realmente interessantes. O exemplo da Xiaomi mostra bem como esta marca pode conquistar de forma única os consumidores.

Exit mobile version