Pplware

Librem 5: Vem aí um smartphone com Linux “puro”

Há quem diga que o mercado dos dispositivos móveis está fechado ao Android e ao iOS! Com a morte anunciada do Windows 10 mobile, será que haverá espaço para outros sistemas terem sucesso neste segmento?

Recentemente foi lançada uma campanha de Crowdfunding para um smartphone Linux “puro” e, curiosamente, o objetivo foi alcançado.


Chama-se Librem 5 e é um smartphone que tem como principal foco a segurança e a privacidade dos utilizadores. Através de uma campanha de Crowdfunding, a norte-americana Purism, empresa que comercializa computadores que trazem software livre e de código aberto instalado, vai mesmo avançar para a produção de um smartphone com Linux “puro”.

Por omissão, este equipamento traz como sistema operativo o PureOS, que tem como base o Debian Linux, mas podem ser instaladas outras distribuições. Segundo a empresa, comparativamente ao iOS da Apple ou ao Android da Google, o PureOS garante muito mais segurança e privacidade.

E em termos de especificações?

De acordo com as informações, este equipamento terá as seguintes especificações:

Este equipamento estará também preparado servir como Desktop, podendo o utilizador ligar um monitor, teclado e rato.

Veja o Librem 5 em vídeo…

E o preço?

O preço previsto para a comercialização deste smartphone com Linux puro rondará os $599. A sua comercialização apenas deverá acontecer em 2019.

Exit mobile version