O Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem ganho, nos último anos, várias funcionalidades digitais que permitem aos portugueses realizar as mais diversas tarefas sem sair de casa. Além da marcação de consultas, acesso ao nosso histórico no que diz respeito a episódios de saúde, é também possível, por exemplo, ter o boletim de vacinas em digital, ter um cartão de atividade física, etc.
E se tiver de se deslocar até às urgência? Saiba quanto tempo vai ter de esperar!
Em 2016 foi lançado o novo Portal da Saúde que passou a permitir a consulta dos tempos de espera dos serviços de urgência. O paciente apenas tem de indicar qual o Centro de Saúde ou Hospital ao qual pretende ir.
Em seguida é apresentada toda a informação relativamente ao serviço de Urgência, Urgência Pediátrica e também Urgência Obstetrícia – Geral. Como se pode ver pela imagem seguinte, é apresentado o número de pessoas em espera e também o tempo estimado para serem atendidas.
Através da escala de Manchester, o tempo médio de espera é apresentado por grau de prioridade: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
MySNS Tempos
Além do Portal da Saúde, existe atualmente também uma app para o efeito. O utilizador pode consultar, por instituição, o tempo médio de atendimento nas urgências.
Os dados, periodicamente atualizados, são da responsabilidade de cada instituição hospitalar. A lista de instituições pode surgir por ordem de proximidade ou por localização no mapa.
A aplicação permite, também, obter mais dados sobre a instituição hospitalar, como morada, contactos telefónicos e localização geográfica, através da utilização do GPS do dispositivo móvel.