A corrida aos megapíxeis está de volta e com redobrado fulgor. Ainda que seja já óbvia a não correspondência entre quantidade de píxeis e qualidade da imagem, para o Realme XT competição é a palavra de ordem. Ora não fosse este o primeiro smartphone, não Xiaomi, equipado com o sensor Samsung ISOCELL de 64 MP.
Já para os fãs da Xiaomi, muito em breve teremos também o Redmi Note 8 Pro com esse mesmo sensor.
O grande busílis deste smartphone, de uma marca até então desconhecida, prende-se com a utilização do sensor de imagem ISOCELL Bright GW1, anunciado a 9 de maio de 2019. O terminal emprega um total de 4 câmaras na sua traseira, bem como um design bastante similar aos próximos lançamentos da Xiaomi.
Realme arrecadou o título à Xiaomi e aos seus Redmi Note 8
A empresa chinesa tentou, e conseguiu, colocar nas bocas do mundo o seu produto. Isto é, o seu Realme XT que emprega uma lente ultra-grande angular, uma lente convencional, uma lente macro, bem como um sensor de profundidade. Entretanto, este mesmo terminal já foi divulgado em imagens reais pela imprensa internacional.
Note-se ainda que a própria Xiaomi apresentará os seus Redmi Note 8, com a variante Pro a utilizar uma câmara de 64 MP. Ora, terá sido exatamente por isso que esta nova fabricante chinesa resolveu dar a conhecer antecipadamente o seu terminal. Desse modo, pode reclamar para si o título de primeira no mercado.
Já numa outra nota, se tem dúvidas quanto ao mérito, ou capacidades, do novo sensor, não está sozinho. A empresa utiliza o pixel binning, que essencialmente agrega a informação presente em 4 píxeis adjacentes para concentrar informação num só pixel final. Algo que nos dá uma imagem final de 16 MP, por via da regra.
Já, por sua vez, a Xiaomi deverá arrecadar para si o título de fabricante com o primeiro smartphone equipado com uma câmara de 108 MP. Mais uma vez, esse sensor será fabricado pela Samsung, podendo estrear-se no Xiaomi Mi Mix 4, pelo menos de acordo com os rumores até à data em torno deste dispositivo Android.
A Samsung é a responsável pelos novos sensores de 64 MP e 108 MP
Agora, resta saber que tipo de vantagens trarão realmente estes sensores. Sabemos sim, que a resolução pode atrair os consumidores. Mesmo assim, isto não é, de forma alguma, um garante da qualidade da imagem. Ora, uma imagem com muitos MPs é uma imagem grande, adequada para impressão em grandes formatos.
Já, por outro lado, a qualidade final da fotografia depende de vários fatores. Com o software de processamento da imagem, com a qualidade das lentes e outros fatores a terem influência. Posto isto, resta-nos agora aguardar pelas primeiras amostras da câmara em condições normais. Aí sim, veremos as suas capacidades.
O novo produto da Realme não tardará em ser apresentado. Aliás, o mesmo pode ser dito dos próximos Redmi Note 8 Pro da Xiaomi que chegam a 29 de agosto.