Pplware

Samsung voltou a ser líder nas vendas de smartphones em 2015

O mercado dos smartphones continua a mostrar um fôlego muito bom e os números de vendas que têm sido apresentados mostram claramente esse bom momento.

Com duas marcas a liderarem as vendas, é normal esperar-se pelo fim do ano para ver qual o comportamento do mercado. Esses valores já chegaram e voltam a colocar a Samsung como a marca mais bem sucedida no aguerrido mercado dos smartphones.

Os números de 2015 não enganam e mostram claramente que ano que passou voltou a ser positivo para a indústria dos dispositivos móveis.

Com os dois principais concorrentes no topo da lista das marcas mais vendidas, e que assim se mantêm há vários anos, importava também saber como as restantes marcas tinham reagido e conseguido roubar terreno às rivais.

A IDC compilou já os dados referentes ao último trimestre de 2015 e os número voltam a ser positivos para a Samsung, que se mantém imbatível na sua posição de liderança, seguida da Apple. A Huawei foi a marca que conseguiu garantir a terceira posição no ranking, mostrando assim que a sua aposta tem sido a mais correcta.

As vendas do último trimestre de 2015

O último trimestre do ano de 2015 veio mostrar o que já se especulava. As vendas continuaram a subir, sustentadas pelos períodos festivos que aconteceram.

Patente nestes números está a anunciada quebra de vendas da Apple, que ao contrário das restantes marcas não conseguiu chegar sequer ao meio ponto percentual.

Marca 4º Trim 15 – Vendas 4º Trim 15 – Quota mercado 4º Trim 14 – Vendas 4º Trim 14 – Quota mercado Crescimento Ano-a-Ano
1. Samsung 85,6 21,4% 75,1 19,9% 14,0%
2. Apple 74,8 18,7% 74,5 19,7% 0,4%
3. Huawei 32,4 8,1% 23,6 6,3% 37,0%
4. Lenovo 20,2 5,1% 14,1 3,7% 43,6%
5. Xiaomi 18,2 4,6% 16,5 4,4% 10,0%
Others 168,3 42,1% 174,0 46,1% -3,3%
Total 399,5 100,0% 377,8 100,0% 5,7%
Lenovo + Motorola 20,2 8,1% 24,7 6,5% -18,1%

É curioso ver que tanto a Huawei como a Lenovo conseguiram crescimentos bem altos, a roçar os 50%. Esta é a prova de que os consumidores estão a começar a olhar para estas marcas como alternativa aos equipamentos bem mais caros que são oferecidos quer pela Samsung quer pela Apple.

A visão anual de vendas de 2015

O ano de 2015 foi marcado por uma subida de mais de 10% nas vendas de smartphones. Pela primeira vez foi ultrapassada a fasquia dos 1,5 mil milhões de dispositivos vendidos.

Tal como nos valores do último trimestre de 2015, o acumulado do ano mostra um domínio claro da Samsung, mas aqui o crescimento a 12 meses é dominado pela Apple e, mais uma vez com um valor perto dos 50%, a Huawei.

Marca 2015 – Vendas 2015 – Quota mercado 2014 – Vendas 2014 – Quota mercado Crescimento Ano-a-Ano
1. Samsung 324,8 22,7% 318,2 24,4% 2,1%
2. Apple 231,5 16,2% 192,7 14,8% 20,2%
3. Huawei 106,6 7,4% 73,8 5,7% 44,3%
4. Lenovo 74,0 5,2% 59,4 4,6% 24,5%
5. Xiaomi 70,8 4,9% 57,7 4,4% 22,8%
Others 625,2 43,6% 599,9 46,1% 4,2%
Total 1.432,9 100,0% 1.301,7 100,0% 10,1%
Lenovo + Motorola 73,9 5,16% 93,7 7,20% -21,1%

É importante avaliar estes resultados numa janela temporal mais alargada, o que nos permite ver que a Samsung apesar de se manter no topo das marcas com mais equipamentos vendidos está em queda há já 2 anos.

Depois de em 2013 ter tido 31% de quota de mercado, fecha 2015 com 23%, ainda assim um valor bem superior ao da Apple e ao da Huawei, que começa agora a ganhar uma nova força neste mercado.

 

Ao contrário de outros mercados, como o dos PCs, os smartphones continuam a ser uma fonte de lucro para as marcas que estão presentes. Há um ligeiro abrandamento nas vendas, mas isso poderá dever-se a alguma saturação e à falta de uma oferta que consiga convencer os consumidores a apostar na troca dos seus equipamentos.

IDC

Exit mobile version