O mercado dos smartphones continua a mostrar um fôlego muito bom e os números de vendas que têm sido apresentados mostram claramente esse bom momento.
Com duas marcas a liderarem as vendas, é normal esperar-se pelo fim do ano para ver qual o comportamento do mercado. Esses valores já chegaram e voltam a colocar a Samsung como a marca mais bem sucedida no aguerrido mercado dos smartphones.
Os números de 2015 não enganam e mostram claramente que ano que passou voltou a ser positivo para a indústria dos dispositivos móveis.
Com os dois principais concorrentes no topo da lista das marcas mais vendidas, e que assim se mantêm há vários anos, importava também saber como as restantes marcas tinham reagido e conseguido roubar terreno às rivais.
A IDC compilou já os dados referentes ao último trimestre de 2015 e os número voltam a ser positivos para a Samsung, que se mantém imbatível na sua posição de liderança, seguida da Apple. A Huawei foi a marca que conseguiu garantir a terceira posição no ranking, mostrando assim que a sua aposta tem sido a mais correcta.
As vendas do último trimestre de 2015
O último trimestre do ano de 2015 veio mostrar o que já se especulava. As vendas continuaram a subir, sustentadas pelos períodos festivos que aconteceram.
Patente nestes números está a anunciada quebra de vendas da Apple, que ao contrário das restantes marcas não conseguiu chegar sequer ao meio ponto percentual.
Marca | 4º Trim 15 – Vendas | 4º Trim 15 – Quota mercado | 4º Trim 14 – Vendas | 4º Trim 14 – Quota mercado | Crescimento Ano-a-Ano |
1. Samsung | 85,6 | 21,4% | 75,1 | 19,9% | 14,0% |
2. Apple | 74,8 | 18,7% | 74,5 | 19,7% | 0,4% |
3. Huawei | 32,4 | 8,1% | 23,6 | 6,3% | 37,0% |
4. Lenovo | 20,2 | 5,1% | 14,1 | 3,7% | 43,6% |
5. Xiaomi | 18,2 | 4,6% | 16,5 | 4,4% | 10,0% |
Others | 168,3 | 42,1% | 174,0 | 46,1% | -3,3% |
Total | 399,5 | 100,0% | 377,8 | 100,0% | 5,7% |
Lenovo + Motorola | 20,2 | 8,1% | 24,7 | 6,5% | -18,1% |
É curioso ver que tanto a Huawei como a Lenovo conseguiram crescimentos bem altos, a roçar os 50%. Esta é a prova de que os consumidores estão a começar a olhar para estas marcas como alternativa aos equipamentos bem mais caros que são oferecidos quer pela Samsung quer pela Apple.
A visão anual de vendas de 2015
O ano de 2015 foi marcado por uma subida de mais de 10% nas vendas de smartphones. Pela primeira vez foi ultrapassada a fasquia dos 1,5 mil milhões de dispositivos vendidos.
Tal como nos valores do último trimestre de 2015, o acumulado do ano mostra um domínio claro da Samsung, mas aqui o crescimento a 12 meses é dominado pela Apple e, mais uma vez com um valor perto dos 50%, a Huawei.
Marca | 2015 – Vendas | 2015 – Quota mercado | 2014 – Vendas | 2014 – Quota mercado | Crescimento Ano-a-Ano |
1. Samsung | 324,8 | 22,7% | 318,2 | 24,4% | 2,1% |
2. Apple | 231,5 | 16,2% | 192,7 | 14,8% | 20,2% |
3. Huawei | 106,6 | 7,4% | 73,8 | 5,7% | 44,3% |
4. Lenovo | 74,0 | 5,2% | 59,4 | 4,6% | 24,5% |
5. Xiaomi | 70,8 | 4,9% | 57,7 | 4,4% | 22,8% |
Others | 625,2 | 43,6% | 599,9 | 46,1% | 4,2% |
Total | 1.432,9 | 100,0% | 1.301,7 | 100,0% | 10,1% |
Lenovo + Motorola | 73,9 | 5,16% | 93,7 | 7,20% | -21,1% |
É importante avaliar estes resultados numa janela temporal mais alargada, o que nos permite ver que a Samsung apesar de se manter no topo das marcas com mais equipamentos vendidos está em queda há já 2 anos.
Depois de em 2013 ter tido 31% de quota de mercado, fecha 2015 com 23%, ainda assim um valor bem superior ao da Apple e ao da Huawei, que começa agora a ganhar uma nova força neste mercado.
Ao contrário de outros mercados, como o dos PCs, os smartphones continuam a ser uma fonte de lucro para as marcas que estão presentes. Há um ligeiro abrandamento nas vendas, mas isso poderá dever-se a alguma saturação e à falta de uma oferta que consiga convencer os consumidores a apostar na troca dos seus equipamentos.