Pplware

Samsung reconhece problema na autonomia do Galaxy S10

A Samsung já reconheceu a existência de uma falha que compromete severamente a autonomia do novo Samsung Galaxy S10. Aliás, esta ocorrência regista-se, apenas, na versão disponível em Portugal e na Europa, equipada com o SoC Exynos. Entretanto, a gigante sul-coreana já prometeu resolver a situação logo que possa.

O novo Samsung Galaxy S10, já testado no Pplware (versão Plus), está a tornar evidente as diferenças entre o SoC Exynos e a alternativa da Qualcomm, o Snapdragon 855, sobretudo no que à autonomia diz respeito.


A Samsung está a par do sucedido e disponibilizará uma atualização de software para resolver o problema logo que possível. Recomendamos que os utilizadores mantenham o software sempre atualizado.

Declarações da Samsung ao PhoneArena.

O problema com a autonomia do Samsung Galaxy S10

Esta é a mesma versão que está disponível no nosso mercado. Assim, acompanhamos com interesse esta situação, com o intuito de salvaguardar o interesse dos nossos leitores. Ao que tudo indica, será um erro de software ou bug que está a causar o problema. Um consumo exacerbado de energia neste smartphone.

Há que ter em consideração que a situação parece estar só a afetar o Samsung Galaxy S10 equipado com um SoC Exynos, estando os demais modelos salvaguardados. Ainda assim, sendo esta a versão base, é um problema que pode afetar um grande número de utilizadores. Sobretudo agora, que o dispositivo já chegou a todas as lojas.

Foi também à medida que o dispositivo se tornou mais comum que os utilizadores começaram a reportar o caso. Assim, podemos já encontrar vários relatos no portal XDA Developers, bem como no Reddit que detalham a situação. Aliás, comparam até a prestação da versão com um processador Exynos vs Snapdragon.

Em causa está a versão equipada com o SoC Exynos

Nesta versão, devido a um erro de software, o sensor de proximidade está a fazer com que o ecrã se ilumine, quando não devia. Assim sendo, mesmo quando está dentro do bolso, ou de alguma mala a ser transportado, o ecrã acaba por se ligar. Um processo que se repete vezes sem conta, com gastos inerentes de energia.

Porém, já existem algumas soluções temporárias. A primeira consistindo na desativação do “pegar para acordar”. Em segundo lugar, oderá ser também desativado o “tocar para acordar” o dispositivo. Ao que tudo indica, o software está a causar uma confusão nos sensores do Samsung Galaxy S10.

Mas, infelizmente, parece existir outro problema, novamente na versão com um SoC Exynos. O gráfico que acima podemos ver, submetido por um dos utilizadores do portal XDA, mostra-nos os comportamentos e atividade atípica do SoC Exynos. Para tal, utilizou o software CPU Spy, descobrindo vários fatores que impediam o Samsung Galaxy S10 de entrar em “Deep Sleep” quando não está a ser utilizado.

O WhatsApp, Viber e Facebook Messenger

O erro foi atribuído à receção de chamadas (VoIP) através de todos estes serviços. Neste caso, estava a impedir o Samsung Galaxy S10, com o SoC Exynos, de entrar no modo de conservação de bateria. Por outras palavras, o dispositivo permanecia em alerta, mesmo quando não estava a ser usado e onde devia entrar em modo standby.

Neste segundo problema, a única solução encontrada foi reiniciar o dispositivo após ter feito uma chamada de voz através destes serviços. Note-se que fazer uma chamada comum não provoca este comportamento, apenas as chamadas Voice over IP (VoIP).

A Samsung já reconheceu o problema e, tal como referido supra, será uma questão de tempo até chegar a correção. Até lá, mantenha-se atento ao centro de atualizações de software.


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