A notícia surgiu esta semana e dava conta de uma potencial manipulação de resultado dos testes de desempenho dos smartphones da Samsung. Não era um comportamento esperado, mas na verdade muitas outras marcas já o faziam antes.
O Game Optimizing Service (GOS) é uma opção útil em muitos casos, mas aparentemente estava a realizar mais do que o pretendido. Este comportamento parece ter sido a causa de uma posição da Geekbench e de uma mudança de comportamento nos smartphones que vai surgir em breve.
Esta funcionalidade dos smartphones da Samsung é extremamente útil para garantir o melhor comportamento. Em momentos específicos consegue garantir os recursos necessários para a melhor prestação, sem comprometer o equipamento.
A verdade é que aparentemente também as apps de avaliação deste desempenho estavam a ser otimizadas, algo que não se esperava. Isso valeu muitas críticas à Samsung, por parte dos utilizades, mas irá também ter um impacto nos resultados obtidos antes.
No início desta semana, fomos informados sobre o Game Optimizing Service (GOS) da Samsung e como este limita o desempenho de jogos e aplicações. O GOS decide limitar (ou não limitar) aplicações usando identificadores e não o comportamento destas. Vemos isso como uma forma de manipulação de benchmark, pois as principais aplicações de benchmark, incluindo o Geekbench, não são limitados por este serviço
Do que o Geekbench revelou, a manipulação do desempenho é mal recebida e fará com que a Samsung perca os resultados publicados. Este valor vai ate aos últimos 3 anos e vão ser considerados nulos, por acreditarem que estes foram obtidos com a ajuda do GOS.
Para além da situação relatada pela Geekbench, a Samsung prometeu tratar do assunto de forma direta, no futuro imediato. A gigante dos smartphones vai criar uma opção no seu software para permitir que os utilizadores controlem como e quando o GOS é usado.
An official announcement from Samsung regarding the GOS issue: pic.twitter.com/BWT8Z6jcEB
— Dohyun Kim (@dohyun854) March 3, 2022
Apesar de ser uma prática comum, que no caso da Samsung pretendia apenas garantir um desempenho maior da bateria, esta foi mal recebida. As situações anteriores pareciam focadas em garantir o melhor desempenho em apps como o Geekbench