Pplware

Samsung Pay não funciona em dispositivos com root feito

O Samsung Pay, sistema de pagamentos que recorre aos dispositivos da marca Sul Coreana, está a entrar nos primeiros testes, no país de origem da marca.

Tudo tem estado a preparar-se para correr bem, com o sistema a crescer de dia para dia e a abranger cada vez mais utilizadores. Mas a verdade é que alguns utilizadores têm estado a reportar problemas na aplicação. E apenas porque os seus Galaxy têm root feito.

Os utilizadores dos primeiros testes da Samsung com o seu novo serviço Pay estão a descobrir algumas particularidades únicas.

Com os níveis de pagamentos electrónicos feitos a partir destes novos sistemas a subir, é natural que o seu interesse também aumente, não apenas nos consumidores mas também nas lojas, ao facilitarem o pagamento e o tempo gasto para os fazerem.

Algo que foi descoberto, e que foi reportado por vários utilizadores, foi que em dispositivos em que o processo de root está feito o Samsung Pay não funciona e a aplicação que lhe dá base, do lado do smartphone, não corre, apresentando uma mensagem de erro.

O problema deverá estar associado, neste cenário de root, à facilidade que qualquer aplicação tem acesso ao sistema de ficheiros e consequentemente aos dados de outras aplicações.

Esta será uma forma da Samsung se proteger e salvaguardar também os utilizadores e os seus dados. Ao terem aplicações com acessos ilimitados, existirá sempre a possibilidade de ser lida informação provada e que pode levar ao roubo de dinheiro ou à realização de pagamentos não autorizados.

O Samsung Pay tem algumas medidas de segurança que pretendem evitar estas situações, mas que não consegue garantir no caso dos telefones com root feito.

Apesar de ser uma situação que seria esperada e que até é compreensível, muitos utilizadores ficaram surpresos e até perplexos ao perceber esta “limitação” do Samsung Pay.

O simples processo de root delega no utilizador a responsabilidade de qualquer problema, mas a Samsung quer mesmo assim proteger os utilizadores, nem que seja contra a sua vontade expressa.

É curioso comparar com outros sistemas de pagamentos, como o Google Wallet ou o Apple Pay, em que mesmos os sistemas que estão alterado conseguem correr as aplicações associadas sem qualquer problema.

A questão está no facto de que para os sistemas que usam apenas o NFC, como os referidos antes, as medias de segurança necessárias comportam bem a presença de root.

Mas a Samsung tem como trunfo a possibilidade do seu sistemas ser usado em sistemas que não suportem NFC, recorrendo ao Magnetic Secure Transmission (MST), que requer medidas de segurança muito superiores.

Com a chegada iminente dos novos Galaxy Note 5 e o Galaxy 6 Edge Plus, já em Agosto, este é mais um excelente serviço que a Samsung se prepara para lançar, e que depressa terá sucesso.

Exit mobile version