Pplware

Samsung Note8 ultrapassa iPhone 8 Plus nos testes de fotografia

A DxOMark é uma empresa dedicada a analisar a componente fotográfica dos smartphones, criando posteriormente um ranking das melhores câmaras nos smartphones.

Recentemente o iPhone 8 Plus tinha subido ao topo, com 96 pontos em fotografia e 94 pontos no geral, mas um novo smartphone voltou a definir um novo limite, o Samsung Note8.


Para muitos utilizadores fãs da fotografia, a DxOMark é possivelmente uma das melhores fontes para encontrar uma análise detalhada às câmaras dos principais smartphones.

Durante os últimos anos, vários têm sido os modelos considerados com melhor câmara do mercado, como o HTC U11, Google Pixel, Samsung S7 ou Sony Xperia X, com a luta pelo topo a ser constante.

Na última semana a DxOMark lançou a análise ao iPhone 8 Plus, rotulando-o como a melhor câmara num smartphone, tendo o dispositivo Apple subido ao topo do ranking geral com 94 pontos e estabelecendo um novo máximo em fotografia com 96 pontos. Com este resultado ultrapassou por largos pontos a sua concorrência, com o seu irmão, o iPhone 8 a ter um desempenho idêntico mas ligeiramente inferior (92 pontos).

Embora apenas tenha subido ao topo na semana passada, o reinado do novo iPhone foi curto. O Samsung Note8 já foi também avaliado e conquistou uma avaliação de 94 pontos, igualando assim o iPhone 8 Plus no topo da tabela do ranking geral. No entanto, se analisarmos apenas a componente fotográfica, estamos perante a melhor câmara do mercado, tendo obtido 100 pontos em fotografia.

Samsung Note8 tem uma das melhores câmaras do mercado

Quando a DxOMark avalia um smartphone atribui uma nota geral que se baseia nas notas de fotografia e de vídeo combinadas. A nota de cada um destes dois elementos é obtida através de uma larga variedade de critérios como o contraste e a exposição, as cores, o autofocus, entre outros.

No caso do iPhone 8 Plus, este obteve um valor total de 94 pontos, resultante de uma pontuação de 96 pontos em fotografia e 89 pontos em vídeo, enquanto o Samsung Note 8 também obteve uma pontuação total de 94 pontos, mas totalizando 100 pontos em fotografia e 84 pontos em vídeo. Com estes dados conseguimos concluir que o Note 8 tem um melhor desempenho em fotografia e o iPhone 8 Plus em vídeo.

Segundo a DxOMark, além da sua qualidade fotográfica, o principal destaque do Note 8 está no seu Zoom ótico de 2x e digital de 4x ou 8x que obtiveram resultados bastante positivos. Neste ponto o Samsung atingiu uma pontuação de 66 pontos, enquanto o iPhone 8 Plus se ficou pelos 51 pontos.

O Samsung Note 8 apresenta também uma vantagem larga no autofocus, com 94 pontos, face os 74 obtidos pelo iPhone, e ganha na textura e no ruído.

Já o iPhone 8 Plus é superior na Exposição e contraste, na cor, nos artefactos, no flash e, sendo um dos seus destaques, no modo bokeh. Em vídeo, o iPhone também apresenta os melhores resultados.

Lado a lado

No site da DxOMark irá encontrar vários exemplos de fotos captadas com o Note8 e algumas comparações com outros smartphones, que levaram a empresa a chegar às conclusões aqui apresentadas. Deixamos agora dois exemplos:

Fazendo uma avaliação geral, a verdade é que estamos perante dois dos melhores smartphones do momento tanto em câmara como em desempenho. Ambos os flagships irão decerto conquistar os seus utilizadores e a câmara não deverá desiludir sempre que for chamada a intervir em qualquer um dos dispositivos.

Samsung Galaxy Note8

Exit mobile version