O mercado dos smartphones está ao rubro, com novidades a chegarem e que vão complicar a escolha dos consumidores. Este não é um cenário recente e tem sido assim há já vários anos, com as grandes marcas a competir entre si.
Os dados da IDC do último trimestre mostram a continuação deste cenário, com a Samsung a dominar o mercado dos smartphones, mas com a concorrência a crescer e a aproximar-se.
A luta pelo domínio do mercado dos smartphones tem colocado frente a frente a Samsung e a Apple, com ambas as empresas a conseguirem posições invejáveis. De fora, mas com um crescimento muito grande, a Huawei tem conseguido ocupar o seu espaço e é hoje mais um dos concorrentes ao lugar de topo.
A posição de topo da Samsung
O terceiro trimestre de 2017 mostrou, mais uma vez, que a Samsung tem o domínio e que é atualmente a empresa que mais smartphones coloca no mercado. A marca distribuiu 83,3 milhões de smartphones, o que representa um crescimento de 9,5 pontos percentuais em comparação com o ano passado. Os smartphones de topo da Samsung continuaram a ter boas vendas e a chegada do Note8 deu um novo fôlego.
Empresa | 3Q17 Volume Envios | 3Q17 Quota de Mercado | 3Q16 Volume Envios | 3Q16 Quota de Mercado | Mudança Ano-a-Ano |
Samsung | 83,3 | 22,3% | 76,1 | 20,9% | 9,5% |
Apple | 46,7 | 12,5% | 45,5 | 12,5% | 2,6% |
Huawei | 39,1 | 10,5% | 33,7 | 9,3% | 16,1% |
OPPO | 30,7 | 8,2% | 25,8 | 7,1% | 19,0% |
Xiaomi | 27,6 | 7,4% | 13,6 | 3,7% | 102,6% |
Outros | 145,7 | 39,1% | 168,7 | 46,4% | -13,6% |
Total | 373,1 | 100,0% | 363,4 | 100,0% | 2,7% |
Fonte: IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, 2 de novembro 2017 |
O (discreto) crescimento da Apple
Mantendo a segunda posição, a Apple conseguiu colocar no mercado 46,7 milhões de dispositivos. A chegada do iPhone 8 e do iPhone 8 Plus ajudaram as vendas, apesar destas terem ficado longe do esperado. Em comparação com o mesmo período de 2016, a Apple conseguiu crescer apenas 2,6 pontos percentuais. Espera-se que o próximo trimestre seja mais forte, com a chegada ao mercado do iPhone X.
O salto da Huawei e o seu ataque à segunda posição
A Huawei manteve a terceira posição e encurtou a distância que a separa da Apple. De acordo com a IDC, a marca chinesa ganhou força e isso pode ser visto nos 39,1 milhões de smartphones que colocou no mercado, crescendo 16,1 pontos percentuais face a 2016. Os seus Mate 9 e P10 continuaram a ter boas prestações no mercado e o futuro Mate 10 continuará esse caminho. Também a Honor teve sucesso com modelos Honor 6X e Honor 9.
As restantes marcas do top 5 desta lista mostraram também crescimento, com particular destaque para a Xiaomi, que conseguiu duplicar o número de unidades colocadas no mercado.
Num trimestre que se esperava que fosse calmo, as marcas de topo conseguiram crescer e mostrar que este é ainda um mercado bem vivo e com uma concorrência feroz, sempre com novidades muito interessantes e que agradam aos consumidores.