Pplware

Governo russo certifica Sailfish OS como alternativa ao Android

A Rússia tem, nos últimos meses, procurado libertar-se da dependência de software de outros países. A sua guerra contra a Microsoft e a procura de soluções locais, baseadas em soluções abertas, tem feito abalar as relações com os Estados Unidos.

Mas uma nova frente está prestes a ser aberta, com a certificação do Sailfish OS como o único sistema que pode ser usado pelas entidades governamentais. Desta forma conseguem libertar-se do Android.

Foi a Jolla, a criadora do Sailfish OS, que anunciou este seu grande passo na Rússia. Este sistema operativo é agora o único que está autorizado a ser usado no futuro em projecto dentro do governo e das entidades associadas.

A certificação do Sailfish OS vai permitir ao governo russo e às agências governamentais reduzirem a sua dependência em sistemas controlados por países estrangeiros, algo que a Rússia procura eliminar.

Com esta certificação será aplicada a uma nova versão russa do Sailfish OS, que está a ser desenvolvida pela Jolla e pela empresa russa OMP. Estes trabalhos duram há já 18 meses e decorrem a par com os desenvolvimentos que estão a ser feitos na versão original do Sailfish OS, que é a base do que está a ser desenvolvido pela OMP.

A vontade da Rússia em libertar-se do software externo dá assim mais um passo firme. O iOS e o Android ficam agora de fora das escolhas da Rússia, algo pretendido há meses.

Não se sabem de quaisquer planos para lançar novos equipamentos pela Jolla, mas o mais certo é que muito em breve surjam na Rússia novos smartphones.

Depois de vários projectos menos bem conseguidos, a Jolla e o seu Sailfish OS conseguem assim uma revitalização importante. A Jolla anunciou também que está em conversações com a China e a África do Sul para realizar certificações similares.

Exit mobile version