Pplware

Qualcomm estabelece acordo com a Xiaomi, OPPO e Vivo

A Qualcomm é hoje uma das fabricantes de processadores mais influentes do mercado, tanto pelo uso dos seus processadores como pelas patentes que detém.

Para reforçar a presença dos seus produtos nas marcas chinesas, assim como aumentar a cooperação no desenvolvimento de inovação, a Qualcomm estabeleceu um acordo de com a Xiaomi, a OPPO e a Vivo.


Conhecida pela elevada qualidade dos seus processadores, a Qualcomm é uma das empresas mais influentes dentro do mercado mobile. Além dos SoC que produz, é também responsável pelo avanço tecnlógico em várias áreas, tendo várias patentes em seu nome.

Inserido num plano de melhoria de relações entre os Estados Unidos e a China, a Qualcomm firmou um acordo com três das principais marcas chinesas, a Xiaomi, a Vivo e a OPPO, com vista a uma entreajuda e a uma partilha de tecnologia entre as marcas integrantes. Este acordo foi assinado na presença dos presidentes de ambos os países.

Segundo o acordo firmado, as marcas chinesas ficam com a obrigação de adquirir, ao longo de três anos, um total de 12 mil milhões de euros em componentes eletrónicos, recebendo em contrapartida a partilha de patentes e o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias.

A que tecnologias poderão ter acesso as marcas chinesas?

Embora não se saiba que patentes foram partilhadas, é provável que as marcas chinesas terão acesso às tecnologias que está mais em voga nos dias que correm e que todas as marcas procuram implementar nos seus smartphones o quanto antes. A Qualcomm irá também conseguir um apoio forte no desenvolvimento, especialmente pelo apoio da Vivo que muito trabalho tem feito em inovação.

Sensor de impressão digital debaixo do ecrã

A próxima grande corrida tecnológica será, sem dúvida, para saber qual será a empresa que irá conseguir introduzir o sensor de impressões digitais debaixo do ecrã. Esta é uma tecnologia que se espera que já esteja presente em alguns flagships de 2018, como é o caso do Samsung Galaxy S9.

A Qualcomm é uma das marcas que tem procurado desenvolver este tipo de tecnologia e que poderá já estar quase pronta. A Vivo é outra marca que tem também bastante trabalho feito nesta área, estando também próxima de ter algo funcional.

Com este acordo, é provável que as marcas chinesas tenham um acesso priveligiado a esta nova tecnologia, conseguindo incluí-la mais rapidamente nos seus smartphones.

Reconhecimento facial

Numa altura em que as marcas tentam apresentar aos seus utilizadores várias opções de desbloqueio e de segurança de dados, o reconhecimento facial apresenta-se como uma das formas mais populares atualmente. No entanto este método precisa ainda de um grande empurrão para se tornar realmente útil.

A Vivo é, mais uma vez, uma das marcas com mais trabalho feito nesta área e que poderá agora contar com apoio das restantes marcas para continuar o seu desenvolvimento.

Scanner 3D

Com o crescimento do conceito de realidade aumentada, alguns tipos de tecnologia complementares acabam por necessitar de ser também desenvolvidos. Um desses casos é o scanner 3D que começa a ter algumas novidades.

Tanto para segurança como para projetos e aplicações variadas, os dispositivos móveis irão ganhar capacidade de detetar a profundidade de campo e criar uma imagem 3D da realidade circundante.

A Qualcomm já tem bastante trabalho neste campo, tendo já apresentado um protótipo funcional.

Tecnologia 5G

A nível de rede móvel, o próximo passo é a introdução do 5G. Vários testes já estão a ser feitos por todo o mundo e deverá estar para breve a chegada desta tecnologia.

A Qualcomm já tem uma grande experiência no desenvolvimento de modems e já começou a preparar os seus produtos para a chegada desta nova tecnologia.

Vivo pretende entrar na Europa

No caso da Vivo, um dos principais objetivos é a ajuda para entrar no mercado europeu. Há já alguns anos que a marca chinesa tem esses planos e poderá ser já no próximo ano que teremos novidades.

Depois da Xiaomi chegar à Europa oficialmente esta semana, mais propriamente a Espanha, é agora a Vivo que quer a ajuda da Qualcomm para entrar neste mercado.

Exit mobile version