Pplware

Qual é o smartphone mais rápido a carregar a bateria?

Dos vários componentes de um smartphone a bateria é dos que mais condiciona a sua boa utilização. Sem ela é impossível que ele funcione e é essencial que carregue rápido.

Para determinar qual o smartphone que mais rapidamente carrega a bateria foram realizados testes e os resultados finais contrariam o que se esperava.

O teste de velocidade de carregamento de baterias foi realizado com o intuito de perceber até que ponto os smartphones que têm fast charging conseguem igual os smartphones com baterias “normais”.

Para isso foram colocados frente a frente um conjunto de equipamentos, recentes, e que são representativos do que podemos encontrar no mercado. As máquinas usadas fora o ZenFone 2, Galaxy S6, Motorola Nexus 6, Droid Turbo, LG G4, OnePlus 2 e iPhone 6.

Para verificar os resultados intermédios, foram recolhidos valores em períodos específicos de tempo (5, 15 e 30 minutos) e a carga anotada.

O fast charging, que permite obter uma capacidade considerável de carga num curto período de tempo, foi o responsável pela posição de destaque que o ZenFone 2 conseguiu, relegando para segundo plano telefones que se sabem ter maiores e melhores capacidades.

Ao fim de 10 minutos os valores continuaram a pender para o lado do ZenFone 2, mas com uma diferença muito menor. O impacto do fast charging começava-se a perder.

Também os restantes equipamentos começavam a ter as suas baterias a carregar de forma mais efectiva e por isso a diferença era menor.

Aos 30 minutos é igualada a carga entre o ZenFone 2 e o Galaxy S6, desaparecendo de vez o factor de vantagem do fast charging e revelando-se finalmente quem é o smartphone que irá dominar o teste.

Os restantes equipamentos continuam a manter a sua taxa de progressão e o seu ritmo de carregamento.

Perto da carga total , aos 80%, a posição do Samsung revela-se e mostra que é efectivamente o mais rápido a carregar. Depois de um arranque mais lento consegue atingir este valor em apenas 48 minutos.

É curioso ver que aqui existem telefones que são dados como referências e que demoram bem mais que uma hora a atingir este objectivo.

Os valores finais, com a carga a 100%, mostram que a Samsung consegue ter o telefone que mais rapidamente carrega a bateria, deixando a concorrência a bastantes minutos de diferença.

Curiosamente a diferença para os últimos classificados foi aumentada, com a carga a demorar mais de 2 horas, o que é manifestamente demasiado, face aos valores dos restantes equipamentos.

Apesar da vitória clara do Galaxy S6, é o ZenFone que consegue melhores resultados. Para além de ter uma bateria maior, com 3000mAh contra a de 2550mAh do Galaxy, foi o smartphone que mais depressa atingiu valores de carga que permitem uma utilização por parte dos utilizadores.

Os restantes equipamentos mantiveram-se na mesma linha de tempo, com valores muito similares entre si.

As prestações do iPhone e do OnePlus 2 ficaram muito abaixo do esperado, com posições sempre no final da tabela, em todos os testes.

Via Tom’sGuide

Exit mobile version