Depois de muita polémica, o WhatsApp da Meta tem mostrado uma aposta forte na privacidade e na proteção dos utilizadores. As novidades são muitas neste campo e há agora uma nova a chegar. Finalmente as conversas vão poder ser mesmo privadas.
Novidades na privacidade e segurança do WhatsApp
Ainda que tenha muitas camadas de segurança e privacidade, o WhatsApp tem algumas lacunas ainda básicas neste campo. As conversas são transmitidas de forma segura e cifrada entre os intervenientes, mas ainda podem ser lidas localmente por qualquer um que aceda ao smartphone.
Para inverter este cenário, o WhatsApp e a Meta querem agora trazer uma novidade que muitos utilizadores já vinham a pedir. Esta segue o que outros serviços já oferecem e que bloqueiam o acesso à app ou a parte dela. Assim, mesmo com acesso ao equipamento, este fica privado e protegido.
Na mais recente versão de testes da app do serviço da Meta surgiu uma melhoria que rapidamente será adotada por todos. Falamos da possibilidade de bloquear o acesso a conversas, requerendo uma autenticação biométrica por parte dos utilizadores.
Conversas vão melhorar quando esta novidade chegar
Do que foi possível ver nesta versão, este bloqueio não será aplicado a toda a app, mas sim às conversas que o utilizador escolher. Será provavelmente uma opção que será ativada dentro da própria conversa na app do WhatsApp, na zona de definições.
Naturalmente que também as notificações de novas mensagens que chegarem a esta conversas vão ficar protegidas de olhares de terceiros. Não se sabe ainda como isso irá acontecer, mas certamente que o WhatsApp irá garantir a privacidade e a segurança necessária aos utilizadores.
Por agora esta é ainda uma novidade que está a ser avaliada internamente na Meta. Em breve deverá ser alargada a mais utilizadores para depois ser apresentada de forma oficial. É mais um passo importante do WhatsApp para a privacidade e a proteção dos utilizadores, algo que muitos querem de forma urgente e essencial.