Pplware

Os 10 smartphones mais vendidos no mundo em 2018 – Counterpoint

A agência de pesquisa e análise de mercado, Counterpoint Research, partilhou agora um novo relatório alusivo ao mundo mobile. Aí podemos ver quais os smartphones Android e iOS (Apple) mais procurados, e vendidos, ao longo do último ano. Ao mesmo tempo, cumpre referir a análise se divide entre a China e o mercado global.

Em seguida ficará a conhecer os 10 smartphones mais vendidos durante o último ano neste país e no mundo.


A China é o maior mercado mundial de smartphones e dispositivos móveis. Ainda que, de acordo com as várias agências, este mercado esteja saturado, tendo contraído ao longo de 2018, continua a ser o mais significativo em termos de volume de vendas. Assim sendo, a China é sempre um caso de estudo e um bom barómetro.

A China é o epicentro do mercado mobile

É a partir da análise deste mesmo país e mercado que conseguimos prever o comportamento das principais fabricantes no global. Aliás, este é também o país onde praticamente todo e qualquer dispositivo móvel. Além de ser também a sede da Huawei, Xiaomi, Oppo, Vivo, OnePlus e uma miríade de outras fabricantes mobile.

Assim sendo, em 2018 nenhuma outra fabricante vendeu tantos smartphones como a OPPO. Esta fabricante Android acabaria por liderar as tabelas da Counterpoint ao longo do último ano, com o smartphone OPPO R15 a ser o best-seller durante o ano. É sem dúvida uma surpresa, mas está longe de ser a única nesta tabela.

Em segundo lugar temos o primeiro dos smartphones iOS, o Apple iPhone X. Logo após, temos dois smartphones Android da OPPO (A5 e A83), bem com o Vivo X21. Já em sexto lugar temos o segundo dos smartphones iOS, o iPhone 8 Plus da Apple. Os demais lugares do top 10 pertencem a fabricantes Android.

A Counterpoint aponta o domínio dos smartphones Android na China

Com efeito, esta é a primeira conclusão que podemos retirar o seu relatório. Na China, os smartphones mais vendidos foram modelos Android. De igual modo, vemos uma clara dominância da OPPO, com a Apple também presente, mas sem a presença da Huawei, ou mesmo da Samsung – a líder global do mercado mobile.

A Apple vê assim uma procura significativa pelos modelos anteriores. Neste país, a conotação associada ao iPhone é a de luxo e de um padrão de vida confortável, porém, os preços da mais recente geração lançada em setembro de 2018 fazem com que os modelos de 2017 continuem a ser os mais populares na China.

 

Prova-se ainda a preferência do consumidor chinês pelas fabricantes nacionais. Algo que já foi sugerido por várias agências de análise de mercado como a Counterpoint e que também ajudou a Huawei a afirmar-se como líder desse bastião. Já, por outro lado, empurrou a Samsung para fora das tabelas, com a Apple a ser a exceção.

No mercado global a Counterpoint salienta a popularidade do iOS e da Apple

A China é sempre um mercado a ter em consideração, porém, o panorama global costuma ser distinto. Assim, de acordo com os dados da Counterpoint, temos um cenário ligeiramente contrastante com o chinês no mercado global. Neste último, dominam os smartphones iOS da Apple, com os Android em 5.º lugar no Top 10.

Uma surpresa que prova a popularidade desta fabricante chinesa. Ainda que na análise global domine a Apple, novamente com as gerações anteriores, a Xiaomi é o primeiro destaque no lado do Android. Em seguida temos logo o Samsung Galaxy S9, um dos smartphones topo de gama, em grande força neste relatório.

A Counterpoint mostra-nos assim que a Apple dominou o Top 5 com os quatro modelos com maior quota de mercado durante 2018. Aliás, neste Top 10 temos ainda dois outros modelos da Apple, os mais recentes iPhone XS Max, bem como o iPhone XS, ambos apresentados em setembro último pela tecnológica de Cupertino.

A lista avalia a popularidade isolada de cada smartphone no mercado

Curiosamente, a Huawei não está presente na lista dos 10 smartphones mais vendidos durante 2018. Contudo, isto não significa que a empresa não tenha dividido as vendas entre vários modelos e segmentos para cada tipo de consumidor e mercado. A lista mostra-nos a quota de mercado dos 10 smartphones mais vendidos em 2018.

A propósito, a Huawei afirma ter vendido mais de 13 milhões do seu Huawei P20 Lite, ainda que o terminal não verse nesta lista. Algo que nos leva a concluir que os modelos aqui listados terão superado, isoladamente, essa fasquia e cumpre lembrar que a popularidade de cada modelo não atesta a popularidade geral da marca.

Por fim, relembramos que em 2019 a Huawei quer vender 250 milhões de smartphones. Um objetivo ousado, até para a 2.ª maior fabricante mundial de smartphones, mas a continuar assim, pode até superar esse valor.

Exit mobile version