Aproximamo-nos a passos largos da data de apresentação do smartphone OnePlus 7 Pro a 14 de maio de 2019 durante o próximo evento da empresa. Entretanto, as informações alusivas ao dispositivo Android estão já a ser divulgadas pelo próprio CEO, Pete Lau. Entre estas, temos o UFS 3.0, bem como o HDR10+.
Mas, o que é que significam todas estas siglas? E como é que beneficiarão o OnePlus 7 Pro?
O portal XDA Developers já havia sugerido a presença de memória UFS 3.0, mas agora foi confirmado pelo CEO, Pete Lau. Assim sendo, é uma das primeiras confirmações para o smartphone Android e colocará o OnePlus 7 Pro à frente da concorrência. Isto claro se, entretanto, o Samsung Galaxy Fold não chegar às lojas.
O que é o padrão UFS 3.0?
Em primeiro lugar podemos desde já apontar que numa utilização quotidiana o utilizador dificilmente sentirá a diferença. Contudo, assim que o 5G se tornar na norma, ou com a chegada de jogos mais pesados, ou para a gravação de mais vídeos em 4K Ultra-HD, aí sim, o utilizador já sentirá a diferenças face ao UFS 2.0.
https://twitter.com/PeteLau/status/1125021817117110272
Já de acordo com Pete Lau, o OnePlus 7 Pro será mais rápido do que qualquer smartphone comparável ao seu produto. Sê-lo-á na escrita, bem como no acesso à memória e respetivos ficheiros. Para tal, o novo flagship utilizará as soluções fabricadas pela Samsung, cujos valores de escrita e leitura estão listados, em seguida.
Novas velocidades para o OnePlus 7 Pro
De acordo com os dados fornecidos pela Samsung a leitura será 2,1 vezes mais rápida, a escrita sequencial 1,58 vezes mais rápida, a leitura aleatória 1,09 vezes mais rápida e, por fim, a escrita aleatória será 1,36 vezes mais rápida entre o padrão UFS 2.1 e o padrão UFS 3.0.
Os números falam por si e transformarão o OnePlus 7 Pro num smartphone incrivelmente rápido. Com efeito, será uma das primeiras soluções comerciais a utilizar este novo padrão que promete dobrar vários valores e trazer uma nova realidade para as mãos dos utilizadores, mas há muito mais a ser dito a seu respeito.
A propósito, recordamos que é a Samsung quem produz os chips e soluções de memória com este novo padrão de velocidade. Ainda nesse sentido, as soluções para smartphones foram apresentadas pela tecnológica sul-coreana a 27 de fevereiro de 2019, sendo, portanto, uma das tecnologias de ponta.
Do ecrã às câmaras deste smartphone Android
Com o OnePlus 7 Pro a destacar-se na velocidade e nos conteúdos multimédia, o seu ecrã é de crucial importância. Assim sendo, já sabíamos que o seu display AMOLED, produzido pela Samsung, terá uma taxa de refrescamento a 90 Hz. Na prática, isto fará com que todos os conteúdos pareçam (ainda) mais fluídos.
I like my ___________ smooth as ___________ #fillintheblank ✍️ https://t.co/vq6i1sEs7f
— Pete Lau (@PeteLau) May 5, 2019
Este padrão elevará o smartphone Android a um dos melhores produtos no mercado. Porém, há ainda mais surpresas positivas a caminho do OnePlus 7 Pro como, por exemplo, as suas câmaras fotográficas, agora com uma configuração tripla. Na parte frontal, teremos uma câmara pop-up com 16 MP de resolução.
As três câmaras principais, de 48 MP, a principal, a grande angular de 16 MP e, por fim, uma câmara de 8 MP com ampliação ótica de 3x. Note-se, porém, que esta configuração é exclusiva do smartphone de topo, o OnePlus 7 Pro. Além disso, não sabemos se alguns esquemas de cor serão exclusivos de determinado modelo.
Já, por seu lado, o OnePlus 7 manterá a configuração dupla de câmaras, tal como podemos ver em seguida. Ao mesmo tempo, vemos ainda o notch em forma de gota de água. Assim sendo, este smartphone bastante similar ao atual OnePlus 6T, lançado em outubro último.
O padrão HDR10+ conjugado com os 90 Hz
A entidade DisplayMate já havia atestado a sua qualidade, ao mesmo nível do Samsung Galaxy S10+. Agora, com a certificação HDR10+ sabemos que o seu ecrã será um dos melhores no mercado. Portanto, teremos uma representação de cor mais exata, mais contraste, mais brilho, bem como mais detalhe nas imagens.
https://twitter.com/PeteLau/status/1125390480458412032
Partindo do padrão HDR, teremos um ajuste frame a frame ao invés de um só ajuste de início até ao final de cada cena ou trecho. Desse modo, teremos um tratamento de cor mais refinado. Um ajuste em cada imagem isolada com o intuito de apresentar um resultado final mais cativante.
Há, porém, uma certificação que não marcará presença na gama OnePlus 7, a certificação IP. Com efeito, vimos já a fabricante a refutar, e mesmo a satirizar a importância deste “selo” de qualidade. De igual modo, também não teremos carregamento sem-fios, ou a porta áudio P2.
A geração OnePlus 7 será apresentada a 14 de maio
Disponível em Nebula Blue (azul), Almond (dourado amêndoa), bem como o Mirror Grey (cinza brilhante). Entretanto, contamos com mais informações a serem divulgadas gradualmente até à apresentação oficial. O Pplware conta com dois novos smartphones – OnePlus 7 e OnePlus 7 Pro – além de novos acessórios.
Até lá, ficaremos atentos a qualquer novidade e poderá ler em seguida o resumo das informações e preços prováveis. O relato é extenso e recheado de detalhes sobre estes dispositivos Android.