O mercado dos smartphones está recheado de várias ofertas apelativas e com características direcionadas aos mais diversos interesses dos consumidores. No entanto, a segurança é cada vez mais um dos pontos procurados por quem pretende ter um equipamento de confiança.
Neste sentido, foi agora oficializado o NitroPhone 1. É caracterizado como sendo o smartphone Android mais seguro do mundo e tem toda a aprovação de Edward Snowden.
Chegou o Android mais seguro do mundo
A Nitrokey é uma empresa Alemã destinada ao desenvolvimento de produto que garantam a segurança da vida digital dos utilizadores. Neste sentido, a marca oficializou agora o seu NitroPhone 1 que, de acordo com as informações, é focado na segurança e na privacidade, contando ainda com um hardware robusto.
Segundo a empresa, este é o smartphone Android mais seguro do planeta. É baseado no Google Pixel 4a e conta com o sistema operativo GrapheneOS. Na página de venda do produto, pode ler-se o seguinte:
O NitroPhone combina segurança, privacidade e facilidade de uso com um hardware moderno. É baseado no Pixel 4a e GrapheneOS de alta qualidade, o Android mais robusto para profissionais. Consiga controlo total do seu smartphone sem Google nem Apple!
O telefone aprovado por Snowden
Para convencer os mais céticos, o NitroPhone 1 tem toda a aprovação de Edward Snowden, o analista de sistemas e ex-administrador de sistemas da CIA que divulgou vários detalhes confidenciais e que é conhecido sobretudo pela sua luta por liberdade, segurança e privacidade online. De acordo com Snowden:
Se eu estivesse a configurar um smartphone hoje, usaria o GrapheneOS do Daniel Micay como sistema operativo de base. Dessoldaria os microfones.
Quanto ao hardware, o NitroPhone 1 traz um ecrã de 5,81 polegadas com resolução Full HD+, processador Snapdragon 730G, 6GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. No que respeita às câmaras traz apenas um sensor de 12.2 MP na traseira e uma câmara de selfies de 8 MP.
O ponto forte é sem dúvida o sistema operativo GrapheneOS, uma plataforma com proteção reforçada contra ataques sofisticados e boot verificado que garante que o sistema não foi modificado. Para além disso, está também configurado para fechar automaticamente algumas apps do Android depois de abertas por um determinado período de tempo.
Um outro detalhe é que o sistema ‘embaralha’ os números quando o utilizador insere o PIN de desbloqueio, de forma a evitar que terceiros tentem decifrar o código.
Especificações:
- Ecrã OLED de 5,8 polegadas com resolução FHD+
- Processador Snapdragon 730G
- GPU Adreno 618
- 6 GB de RAM
- 128 GB de armazenamento interno
- Câmara frontal de 8 MP (f/2.0)
- Câmara traseira de 12.2 MP (f/1.7)
- Leitor digital traseiro, NFC, Bluetooth 5.0 e porta P2 para auriculares
- Bateria de 3.140 mAh com suporte a carregamento rápido de 18W
- Dimensões: 144 x 69,4 x 9,2 mm
- Peso: 143g
Proteção contra spyware e exploits zero-day
- Android substancialmente reforçado para garantir alta segurança (por exemplo, aplicações nativas reforçadas, libc, malloc, rede de ferramentas de compilação, kernel, acesso ao sistema de ficheiros, WebView)
- Todas as aplicações são alteradas para proteger contra apps modificadas maliciosas
- Navegador robusto, WebView e visualizador de PDF
- Distribuição rápida de atualizações de segurança
- Proteção contra exploits por via aérea, através do isolamento baseband de rádio do processador através do IOMMU e opção de modo only-LTE para reduzir significativamente a amplitude dos ataques
- Possibilidade de remoção física de todos os microfones
Proteção da privacidade: sem rastreio e sem Google
- Nenhuma integração de serviços de nuvem ou Google Play por padrão, tudo sob o controlo do utilizador. O utilizador pode instalar na mesma os serviços originais do Google Play nas apps sandbox, sem privilégios especiais. Esta nova abordagem leva a uma melhor compatibilidade do que reimplementações incompletas como microG, enquanto proporciona uma maior segurança. Para já este aspeto ainda está em desenvolvimento e algumas apps podem não funcionar como esperado
- Proteção de rastreio: as apps não podem aceder ao IMEI e número de série do equipamento, nem aos números de série do cartão SIM, ID do assinante, endereço MAC, entre outros
- Conexão MAC aleatória impede o rastreio por detetores Wi-Fi próximos
- Firewall: as permissões de rede granular e sensores, como GPS, alternam para cada dispositivo
- Por padrão, traz indicadores de câmara ativa, microfone e localização
Facilidade de uso para todos
- Sem bloatware. É um sistema minimalista seguro com poucas apps por padrão. Mas os utilizadores podem instalar apps adicionais manualmente
- Backups automáticos criptografados de ponta a ponta para USB ou para qualquer armazenamento em nuvem, como Nextcloud
No que respeita ao preço, o NitroPhone 1 está à venda por 630 euros, com custo de envio de 8€ para qualquer país, exceto a Alemanha onde vai desde 6€. A empresa estima que o prazo de entrega seja de até 10 dias úteis. Para o pagamento são aceites os métodos PayPal, Bitcoin, cartão de crédito ou transferência bancária para residentes na Europa.