Pplware

MIUI 9 – O que já se conhece antes da apresentação?

Grandes novidades estão a chegar ao ecossistema da Xiaomi com a nova versão da sua famosa interface, a MIUI 9.

Com data de lançamento marcada para a próxima quarta-feira, dia 26, já se começam a conhecer algumas novidades e informações de lançamento. Estas são as que se conhecem até agora.


A MIUI 9 está para chegar e com ela irão surgir várias novidades ao mundo da Xiaomi. Além de uma nova versão da sua interface, que promete algumas alterações significativas na ROM, irá também ser apresentado um novo smartphone, o Xiaomi Mi5X.

Embora todas as novidades só sejam conhecidas na próxima quarta-feira, a Xiaomi já anunciou algumas delas e informações sobre esta nova interface. Vamos conhecê-las.

Introdução de 3 novos temas

Para quem gosta de personalizar o sistema a seu gosto, os temas são uma das melhores formas. Com a MIUI 9, a Xiaomi irá apresentar 3 novos temas oficiais pré-instalados, o Color Fantasy, o Cool Black e o No Boundary (tradução direta do chinês, ainda sem nomes oficiais em inglês).

Novos atalhos no ecrã de bloqueio

Nas versões anteriores da MIUI, apenas existiam dois atalhos no ecrã de bloqueio, através do deslize para a esquerda ou para a direita.

Com a introdução da MIUI 9, o ecrã de bloqueio será alterado e já será possível ter outros atalhos como o Mi Home, Mi Remote, Mi Pay, lanterna, entre outras. Para isso basta um toque de deslize da esquerda para a direita de forma a aparecerem os novos atalhos.

Modo ecrã dividido

A MIUI 9 vai integrar finalmente, de forma geral, uma opção já presente noutras marcas há algum tempo e que os seus fãs já pediam há imenso tempo: o modo de ecrã divido.

Embora seja uma função assumida na MIUI 9, esta já foi introduzida na MIUI 8 no lançamento do Mi Max 2, tendo sido introduzida na versão beta 7.7.13 da MIUI 8 para o Mi Max 2 e para o Mi 6.

Esta função só deverá chegar aos smartphones que possuam o Android 7.0 Nougat.

Sistema simplificado e otimizado

Com a introdução de um grande número de novas funções, a Xiaomi percebeu que a ROM iria ficar ainda maior, resultando num sistema ainda mais pesado.

De forma a melhorar a experiência do utilizador e de tornar a ROM mais fluida, a Xiaomi optou por eliminar algumas funções desnecessárias. Para isso, escolheu remover o modo criança, o WiWide, o Contact Card, o Showtime, entre outras funções ou aplicações.

Assim, a Xiaomi consegue garantir uma ROM mais leve, mais fluida e mais centrada na experiência do utilizador.

Primeiros modelos a receber a MIUI 9

A MIUI 9 não vai chegar a todos os modelos ao mesmo tempo. Em vez disso, será lançada por três fases, chegando aos poucos a cada dispositivo.

Na primeira fase, a MIUI 9 irá chegar ao Mi 6 e ao Redmi Note 4 (Versão Qualcomm e Note 4X), enquanto na segunda fase chegará a todos os outros modelos, tirando o Mi 2/2S que receberá na terceira fase.

Mi 2/2S também receberão atualização

Embora não se centre na atualização da versão de Android, a Xiaomi prefere apostar na evolução da sua interface, a MIUI, onde a marca chinesa implementa realmente as novas funções.

A atualização para a MIUI 9 irá chegar a um grande número de dispositivos, onde se imclui o Mi2/2S. Este modelo foi apresentado em 2012, o que faz com que a Xiaomi se comprometa a atualizar um smartphone com 5 anos, algo pouco visto no mercado dos smartphones. Embora não receba a última versão de Android, estando ainda no 4.4, irá receber grande parte das novidades que a Xiaomi irá introduzir nesta nova interface.

Possibilidade de ser beta tester

Para otimizar ao máximo a sua ROM, a Xiaomi costuma implementar um sistema de alpha e beta testers para que a versão final seja o mais estável possível.

Nos últimos dias, a Xiaomi tem pedido beta testers para a ROM chinesa da MIUI 9, contemplando um grande número de modelos. Os escolhidos para a primeira fase vão receber uma mensagem amanhã, dia 25, anunciando que fazem parte dos escolhidos para testar a ROM. Além desta primeira fase, ao longo do tempo, a Xiaomi irá introduzir outros beta testers no programa.

Para se inscreverem instalem a aplicação do MIUI Fórum e abram o separador “recrutamento”.

Xiaomi Mi5X

Como tem sido hábito, a acompanhar o lançamento da nova versão da MIUI, será também apresentado um novo smartphone.

O Xiaomi Mi5X deverá ter uma câmara dupla, um processador Snapdragon 625, 4 GB de memória RAM e o ecrã será de 5,5″. O preço deverá rondar os 250€ (conversão direta de 1999 CNY).

É já na próxima quarta-feira que todas as novidades serão apresentadas e que os utilizadores saberão quando irão receber esta nova interface que promete representar uma grande evolução dentro da MIUI.

Exit mobile version