Apesar de ter uma posição forte no mercado, a Apple em Portugal não parece seguir a maioria das tendências. A marca batalha para ocupar o topo, é um caso claro em que é ultrapassada as marcas que estão no topo ou que conquistaram recentemente um destaque maior. O início de 2023 mostra isso mesmo.
Apple cresce, mas não passa a concorrência
Há alguns meses que a Apple foi destronada pela Xiaomi no mercado dos smartphones em Portugal. A marca chinesa conquistou uma quota de mercado importante e deixou para trás a criadora do iPhone, que tem tentado lutar para reconquistar o segundo lugar nesta tabela.
Os dados do primeiro trimestre de 2023 voltam a mostrar isso mesmo, com a Apple a crescer mais que toda a concorrência. O valor neste período chegou aos 123 mil smartphones vendidos no nosso território, tendo agora uma quota de mercado de 21,7%.
In Q123, the smartphone market in Portugal witnessed a decline of 16.8% YoY. Interestingly, @Apple showcased remarkable growth in the Premium segment, outperforming the market
— Francisco Jeronimo (@fjeronimo) May 23, 2023
Top5 Vendor Shares:
Samsung [39.1%]
Xiaomi [24.8%]
Apple [21.7%]
OPPO [6.7%]
TCL [2.7%] pic.twitter.com/8S5Iy20O18
Samsung e Xiaomi continuam no topo do mercado
No que toca à concorrência, a Apple teve de se bater com a Samsung e com a Xiaomi. Estas marcas ocupam respetivamente a primeira e a segunda posição no mercado em Portugal. Este valor manteve-se inalterado desde o final do ano, tal como acontece já há vários trimestres.
No caso da Samsung, a líder do mercado dos smartphones em Portugal, a marca vendeu 221.200 smartphones. Este valor garantiu-lhe o topo e uma quota de mercado que agora se fica pelos 39.1%. De notar que há um abrandamento das vendas da marca no nosso país.
O estado do mercado dos smartphones em Portugal
Também a Xiaomi manteve a sua segunda posição, com 140.400 smartphones vendidos e uma quota de mercado de 24,8%. A tabela tem também presente a OPPO e a TCL, com cada uma a ter uma quota de mercado de 6,7% e 2,7%, respetivamente. A prestação destas marcas foi oposta, com a primeira a crescer e a segunda a abrandar.
Este é o cenário que podemos encontrar em Portugal, associado ao primeiro trimestre de 2023. De notar que o crescimento da Apple se reporta ao mercado de smartphones de topo, que assim está a crescer no nosso país.