A informação ainda não é oficial, mas o Pplware sabe que a operadora MEO já tem eSIM a funcionar! Brevemente os clientes da operadora vão poder ativar o eSim no seu smartphone e também smartwatch.
Saiba, em primeira mão, quais os equipamentos suportados pela operadora para o eSIM.
A espera está quase a terminar para os clientes da MEO. Depois da NOS ter lançado em abril de 2019 o SIM digital (eSim), agora é a vez da operadora MEO. O Pplware sabe que o lançamento está iminente até porque os funcionários das lojas já começaram a receber formação sobre o processo de ativação.
O eSIM, é um pequeno chip que vem integrado no equipamento (telemóvel, tablet, PC ou smartwatch), e que permite o registo na rede móvel, mediante o download de um perfil eSIM, dispensando a utilização de um cartão físico. O eSIM é a evolução do cartão físico SIM, que conhecemos há décadas. A ativação do eSIM é realizada via código QR ficando o equipamento com dois cartões ativos.
O perfil eSIM é um perfil virtual que armazena as configurações que vão permitir utilizar o equipamento para fazer comunicações (voz, SMS e dados), com a mesma segurança dos SIM cards tradicionais.
É neste perfil virtual que estarão as seguintes condições configuradas:
- Tarifário para acesso à rede móvel
- Aplicações para acesso à rede móvel, ficheiros de suporte
- Aplicações que permitem otimizar o funcionamento do equipamento na rede MEO para melhorar a experiência de utilização e ainda outras aplicações.
É possível mudar o nome do perfil do cartão e, por exemplo, ao nível dos dados móveis, indicar qual o cartão a usar.
Equipamentos suportados pela MEO para eSIM
- iPhone 11 Pro
- iPhone 11 Pro MAx
- iPhone XS
- iPhone XS Max
- iPhone XR
- iPad 10.2
- iPad Air 3
- iPad mini 5
- iPad 12.9
- iPad Pro 11
- Microsoft Surface Pro 4G
- Samsung Galaxy Watch
- Veja aqui a lista completa
Como posso ter acesso ao eSIM?
Para aceder ao eSIM, deve:
- Ter um equipamento com tecnologia eSIM
- Adquirir um perfil eSIM, para ter um número novo ou solicitar uma 2ª via de um número atual.
O Voucher eSIM é composto por:
- QR Code – código que vai permitir fazer o download do perfil eSIM no equipamento
- PIN
- PUK
Como referido, o lançamento oficial do eSim está iminente e o Pplware tem informações que a ativação custará 10 euros (isto para segundas vias). Se o equipamento com eSim for vendido pela operadora o custo é zero. O Pplware sabe ainda que está a ser preparada uma página com toda a informação de suporte para os utilizadores. Infelizmente o Apple Watch não consta nos equipamentos suportados, até porque Portugal também não está na lista da Apple.
Como referido a informação não é oficial.