Pplware

Já pode testar o Dark Mode no seu Google Chrome

A norte-americana Google continua a melhorar os seus serviços e entre eles o navegador Google Chrome está no topo das suas prioridades. Já sabíamos que a empresa de Mountain View estava a trabalhar na implementação do Dark Mode no seu navegador e agora chegou para dispositivos Android e na versão Web.

A implementação deste modo será completa, tal como já havíamos afirmado. Isto é, escurecerá não só a interface do navegador Google Chrome bem como as páginas web apresentadas.


O Dark Mode será uma das caraterísticas nativas da próxima versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis, o Android Q. A sua versão final deverá ser detalhada durante a conferência Google I/O 2019, com o início da distribuição durante o mês de agosto.

O Dark Mode já chegou ao Canary do Google Chrome

Entretanto, espalhar-se-á pelos demais serviços e aplicações da tecnológica norte-americana. Entre estes, teremos o navegador Google Chrome, a alternativa mais popular para dispositivos móveis Android e para navegação a partir do computador. Assim sendo, este será um dos primeiros serviços a usufruir do Dark Mode.

A funcionalidade tem sido pedida por vários utilizadores, pois, além de escurecer toda a interface do navegador, também mudará a apresentação dos conteúdos. Isto é, teremos essencialmente um modo de alto contraste, primando pelos tons mais escuros. Algo que facilitará a sua leitura, sobretudo à noite.

Para os utilizadores cujo dispositivo móvel utilizar um ecrã AMOLED, o Dark Mode significará um menor gasto energético. Relembramos que nesta tipologia de ecrãs os tons escuros são obtidos pelos píxeis desligados. Por conseguinte, não temos um gasto de energia para apresentar os tons mais escuros no ecrã.

 

Já pode ser testado em Android e na versão Web

Assim sendo, quem quiser testar imediatamente o Dark Mode, já o pode fazer. Nesse sentido, já disponível no navegador Chrome no seu dispositivo Android ou no seu computador (vista Web) através do Canary. Esta nova “flag” foi apontada em primeiro lugar pela publicação 9to5Google.

Esta entidade também tem acompanhado o desenvolvimento no Chromium. Ainda de acordo com esta fonte, o reforço das funcionalidades para Android pode chegar apenas com o WebView Beta 74 no decurso das próximas semanas.

Advertimos, contudo, para o caráter instável destas compilações iniciais. Se, ainda assim, o quiser testar, bastará aceder à caixa da aplicação, abaixo. Por fim, o Dark Mode chegará eventualmente ao canal estável com a distribuição da próxima versão, tanto para Web como para Android. A data exata permanece uma incógnita.

Exit mobile version