Pplware

Já existem capas para o smartphone dobrável da Samsung

A Samsung e a Huawei decidiram desafiar o atual status quo da indústria dos dispositivos móveis ao apresentar um novo formato. Seja o Samsung Galaxy Fold ou o smartphone dobrável da Huawei, o Mate X, certo é que ambos desafiam os atuais padrões da indústria mas, já existem capas de proteção para ambos?

A resposta é um rotundo sim (para o Samsung), e apresentam um aspeto bastante peculiar.


A fabricante Spiegen revelou agora vários modelos para o smartphone dobrável da Samsung. Ao passo que já estará a desenvolver soluções para o novo Huawei. Entretanto, ficamos a conhecer o formato destas capas de proteção que também tiveram de se adaptar a todo um novo standard, protegendo novos mecanismos, sem comprometer a ductilidade (grau de deformação) do smartphone.

 

Já existem capas para o smartphone dobrável

Preparando-se para toda uma nova onda de dispositivos com o formato dobrável, a Spiegen brinda-nos assim com a primeira oferta de capas para este formato. Para já são apenas esboços, mas visam proteger o Samsung Galaxy Fold, bem como o Huawei Mate X, dois dos primeiros smartphones dobráveis.

Em primeiro lugar, pode ser dito que todas estas capas partilham uma mesma premissa. Ao proteger todos os cantos do smartphone, bem como ambos os ecrãs do mesmo. Assim sendo, temos um recorte na traseira para conceder acesso ao ecrã de 4,6 polegadas do smartphone. Sem esquecer os recortes para os sensores e auscultador.

Em segundo lugar, temos uma preocupação com o facto de estes equipamentos serem dobráveis. Para tal, temos uma lombada reforçada, neste caso para o Samsung Galaxy Fold (respetiva capa), e o recorte para a sua câmara traseira, tripla. Já, para o Huawei Mate X existem novos desafios a serem ultrapassados.

 

O Samsung Galaxy Fold e Huawei Mate X levantam novos desafios

Ainda que por norma as capas de proteção não sejam um produto extraordinário, cumprindo um modesto propósito, certo é que o advento do smartphone dobrável obrigou as empresas a repensar a sua estratégia. Seja para o Samsung Galaxy Fold, ou para o Huawei Mate X, é necessário proteger, sem comprometer a sua utilização.

Assim sendo, temos recortes para todos os principais botões. Sobretudo nas suas laterais, com todos os locais onde existe um botão ou controlo a estarem livres. Até mesmo na mais robusta das capas (Armor), neste caso para o Samsung Galaxy Fold.

Esta última, com traços mais angulares, conferirá o maior grau de proteção ao smartphone dobrável. Contudo, acrescentará alguns milímetros à sua já pronunciada espessura (17 mm). Já, numa outra nota, o smartphone dobrável da Huawei consegue ser mais fino, com 11 mm quando dobrado.

 

São necessárias as capas de proteção?

Algo que poderia levantar questões quanto à necessidade prática das capas de proteção, e teria todo o mérito em levantar essa questão. Contudo, estamos aqui a falar de smartphones que custam perto, ou mais, de dois mil euros. Assim sendo, duvido que os primeiros utilizadores queiram correr riscos ao quebrar o dispositivo.

Existem também algumas capas mais discretas, tal como é o caso da que está acima representada. Ainda assim, este tipo de capas em silicone ou TPU, acrescenta sempre alguns milímetros, ainda que não esconda os traços e cores dos dispositivos. Já, por outro lado, consegue proteger o equipamentos contra riscos e pequenas quedas.

Em suma, para já não existem soluções perfeitas, mas a Spiegen dá-nos já um primeiro olhar. Infelizmente ainda não vimos uma solução para o Huawei Mate Fold, mas tal não deverá tardar. Aliás, muito em breve estas capas da Spiegen chegarão ao mercado, ao passo que o smartphone chegará em maio à Europa.

Caso compre um smartphone dobrável, colocaria uma capa?
Exit mobile version