Pplware

iPhone X tem um dos melhores ecrãs da atualidade?

São já várias as marcas que se renderam aos ecrãs OLED. A Samsung foi uma das primeiras a utilizar, enquanto a Apple foi uma das últimas a aderir.

O site Tom’s Guide comparou os ecrãs OLED do Samsung Note 8, Google Pixel XL 2 e iPhone X e partilhou a sua opinião? Qual será o melhor?


Durante vários anos, os ecrãs LCD ofereciam a melhor qualidade de imagem e eram utilizados em todos os smartphones. No entanto, com o tempo, os ecrãs OLED têm conquistado o seu espaço e começam a destacar-se junto dos topos de gama das grandes marcas.

A Samsung é, possivelmente, uma das maiores impulsionadoras deste tipo de ecrãs, tendo iniciado o seu uso muito cedo. Este ano várias marcas também adotaram o uso dos ecrãs OLED, como é o caso da Google e da Apple.

De forma a tentar chegar ao melhor ecrã da atualidade, o website Tom’s Guide comparou os ecrãs do Samsung Note 8, Google Pixel XL 2 e iPhone X e tentou chegar a uma conclusão.

 

Brilho de ecrã

Num bom ecrã, o brilho é um dos elementos mais importantes. Esta importância é reforçada nos ecrãs OLED que, como não têm retroiluminação, têm uma aparência mais escura e que dependem muito mais desta componente.

A análise feita ao brilho destes smartphones, teve duas componentes. Uma visual, onde se observou os três ao mesmo tempo para ver qual aparentava mais brilho, e uma segunda, com uma análise mais detalhada.

A nível visual o iPhone X foi o que apresentou um brilho mais intenso, comprovado na análise mais detalhada, onde foi medido um valor médio de 574 nits. No caso do Pixel XL 2, foi registado um valor de 438 nits, enquanto o Samsung Note 8 “apenas” obteve 408 nits. Nos smartphones em geral, a média é de 433 nits de brilho.

 

Saturação das cores

Quando se fala de ecrãs OLED, rapidamente se associa a cores bem saturadas, como a Samsung nos habituou. No entanto, este tipo de ecrãs conseguem também aproximar as cores a tons mais reais, estratégia essa que a Google e a Apple seguiram.

Na análise feita, rapidamente se concluí que a Samsung apresentava as cores mais saturadas, como seria de esperar, enquanto a Google se destacava por cores mais reais, mas com um contraste muito mais baixo. Já o iPhone X conseguiu uma imagem que recolheu a preferência, conseguindo um nível mais equilibrado do contraste, que teve também a ajuda do brilho.

A nível de valores, o iPhone X totalizou 123% da gama sRGB, o Pixel 2 XL 130% e, por fim, o Note 8 204%.

Embora na análise se tenha dado a vitória ao iPhone X, por aparentar uma imagem mais natural, a verdade é que o vencedor deste ponto depende muito das preferências do utilizador ao nível da saturação e do contraste.

 

Balanço de brancos

Em relação ao equilíbrio de brancos, a Tom’s Guide destaca que o Pixel 2 XL tem umas cores mais quentes, enquanto o Note 8 apresenta umas cores mais frias. Já o iPhone X, foi referido que se posicionava entre ambos.

Para comparar os diferentes ecrãs, foi usado um teste Delta-E (quanto mais baixo melhor) onde o Samsung Note 8 totalizou um resultado de 0.5, o Pixel 2 XL 0.26 e o iPhone X 0.28 (True Tone desativado) ou 0.21 (True Tone ativado). O True Tone é uma tecnologia que permite melhorar a precisão das cores.

 

Ângulos de visão

Como destaca a análise, os ecrãs OLED não são propriamente conhecidos pelos seus excelentes ângulos de visão, sendo frequente um efeito azulado e uma quebra no brilho.

Entre os três modelos, todos sofreram um pouco deste problema, no entanto, o iPhone X foi o que melhor desempenho teve, conseguindo manter melhor o brilho e uma menor quantidade de sombras.

Para este teste é importante referir que o Pixel 2 XL tem sido muito criticado nos ângulos de visão, especialmente pelo seu tom azulado, estando a ser apontado como fonte do problema a polarização que o ecrã recebeu.

 

Píxeis por polegada

Na questão dos píxeis por polegada, o iPhone X é aquele que apresenta um menor valor, com 438 ppi, enquanto o Pixel 2 XL apresenta 538 ppi e o Note 8 521 ppi.

Este menor número reflete-se depois na nitidez, onde o iPhone X apresentou piores resultados face aos seus concorrentes.

 

Mas afinal qual o melhor ecrã?

De entre os três, aquele que está melhor conseguido deverá ser mesmo o Pixel 2 XL. Desenvolvido pela LG, este ecrã tem apresentado vários problemas que a Google já reconheceu e está a tentar minimizar.

Já os ecrãs do Note 8 e do iPhone X foram desenvolvidos pela Samsung (tal como o do Pixel 2) e apresentam melhor resultados. O Samsung Note 8 dispõe de um ecrã com uma saturação bem puxada e cores bem vivas, enquanto o iPhone X se foca em apresentar cores mais naturais e reais.

O vencedor é assim difícil de definir e estará claramente dependente do gosto do utilizador. No entanto a real vitória vai para os ecrãs fabricados pela Samsung que são atualmente dos melhores no mercado.

 

iPhone X tem o melhor ecrã de sempre nos smartphones graças à Samsung

Vários fatores considerados pelo site DisplayMate contribuíram para o seu veredicto de o melhor ecrã do mercado, isto porque traz alguns pontos relevantes na sua configuração:

Embora estes registos sejam indicativos do ótimo desempenho do primeiro ecrã OLED da Apple, a “calibração de exibição de precisão impressionante que a Apple desenvolveu” é o que transforma o hardware numa fantástica experiência de utilização sobre a qual o DisplayMate gosta.

Mas e o que a Samsung tem a ver com isto?

Enquanto a Apple é responsável pelo software de calibração e adaptação que traz mais vida à imagem, o DisplayMate garante que é importante “felicitar o fabricante de ecrãs Samsung” pelo desenvolvimento e fabrico do próprio hardware de exibição OLED, pois é “a única empresa que os fabrica em alto volume”.

iPhone X

Exit mobile version