A chegada do 5G está já a ser feita e é uma realidade. Cada vez mais marcas estão a apresentar as suas propostas de smartphones com esta nova tecnologia.
Se esta é uma certeza para muitos, para a Apple poderá ser um problema em breve. A Intel anunciou que apenas em 2020 vai ter o seu modem 5G disponível.
A maioria dos fabricantes de SoCs está já a apostar na novidade 5G e têm estado a apresentar as suas novidades. Isto leva a que os fabricantes de smartphones possam apresentar também as suas propostas, já com o 5G em mente.
Mas, uma das principais fabricantes parece estar a ficar para trás. A Intel, que equipa muitos equipamentos, revelou que apenas terá o seu modem 5G no próximo ano, atrasando assim a sua oferta.
não foram reveladas razões para este atraso, mas será um duro golpe nas aspirações da empresa para este mercado, cada vez mais feroz e competitivo. A sua rival direta, a Qualcomm tem já o X50 pronto e a anunciou recentemente o X55, a evolução natural.
Quem provavelmente mais vai perder com este atraso será a própria Apple. Com a confusão que decorre dos processos que tem em curso com a Qualcomm, será pouco provável que consiga ter acesso ao X50 ou ao X55.
O problema é de tal forma grande que se sabe que a Apple terá estado em conversações com a Samsung e a MediaTek. A ideia é que sejam estas a poder fornecer o modem 5G que vão equipar o próximo iPhone. Não são conhecidos os resultados destas conversações.
O mais provável é que a Apple atrase por um ano a chegada do iPhone com 5G, dando tempo à intel, a sua nova escolha nesta área, para que possa preparar a sua oferta.