Pplware

Falha do iOS quase deitou por terra a emergência médica dos EUA

O serviços de emergência médica dos EUA, conhecido mundialmente por 911, teve um ataque recente, fruto de um erro de um investigador que procurava explorar falhas no iOS.

Esta falha foi erradamente disponibilizada na Internet e em poucos minutos foi impossível ligar para os sistemas 911 por estarem totalmente ocupados.

O autor desta proeza, que revelou ser apenas uma brincadeira, foi o jovem de 18 anos Meetkumar Hiteshbhai Desai. A polícia de ciber-crimes do condado de Maricopa deteve o jovem, que para já está a ser acusado de casuar este problema e de comprometer um dos sistemas mais vitais deste país.

Segundo foi revelado, o suposto ataque foi fruto de um erro e da partilha de um exploit em javascript que permite que o iOS realize algumas acções, entre elas ligar para números de telefone ou mostrar simples pop-ups.

Ao tentar provar a falha, e querendo lançar a versão que apresentava os pop-ups, Desai acabou por se enganar e colocar disponível, via Twtter, uma versão que ligava para um número de telefone, que no caso era o do sistema de emergência médica norte-americano. Em apenas alguns minutos muitos dos seus seguidores do Twitter acederam ao link publicado e começaram a atacar o 911, sem o saberem. Calcula-se que perto de 1900 dispositivos participaram involuntariamente.

A forma como este ataque se realizou foi simples. Os telefones que estavam sob controlo estavam constantemente a ligar para o número 911 e a desligar de seguida. Alguns centros, como os da California e do Texas, notaram picos elevados de chamadas e estiveram perto de ficar isolados, sem poder prestar o seu serviço. Em Phoenix, área onde Desai e a maioria dos seus seguidores do Twitter moram, o sistema recebeu mais de 100 chamadas em simultâneo, o que levou a que estivesse praticamente inacessível.

Este incidente vem provar uma informação revelada recentemente e que mostrava que com apenas 6 mil telefones seria possível colocar inacessível o serviço de emergência médica norte-americano.

Esta foi uma brincadeira que poderá ter corrido mal e que de certeza trará problemas a Meetkumar Hiteshbhai Desai. Ao mesmo tempo revelou um sério problema para os EUA, que podem ver o 911 ser desligado, recorrendo a uma simples falha e a um número reduzido de telefones.

Exit mobile version