Com o iOS 12, que a Apple lançou recentemente, a marca trouxe muitas novidades para o iPhone e para o iPad. Para muitos são pequenas melhorias, mas a verdade é que são alterações profundas.
Uma dessas novidades, o Tempo de Ecrã, pretende proteger o utilizador da utilização abusiva do telefone. Como pode ser também aplicado a crianças, estas tiveram de criar os normais mecanismos para o contornar. A verdade é que já o conseguiram e de uma forma bastante criativa.
O Tempo de Ecrã tem um objetivo bem definido no iOS 12. Quer ajudar os utilizadores a conseguir saber o tempo que usam o seu smartphone e, caso queiram, estabelecer limites a essa utilização. Para além dos pais, também os filhos têm estes limites.
Claro que as crianças são naturalmente curiosas e, pelo que está descrito no Reddit, já encontraram uma forma de o contornar. Aparentemente a forma encontrada passa por remover a aplicação que querem usar. Perto da hora de bloqueio, só precisam de aceder à App Store e reinstalá-la, usando a autorização anterior.
É desta forma que o Tempo de Ecrã está a conseguir ser contornado por algumas crianças, aumentando assim o tempo a que têm acesso ao iPad ou ao iPhone, sem que os pais tenham noção disso.
Já antes tinha sido revelada uma forma mais óbvia de contornar o Tempo de Ecrã. Basta que os utilizadores, neste caso as crianças, alterem a hora do equipamento, atrasando-o por algumas horas e assim ganhando tempo.
Por fim, existe uma forma diferente de ter o Tempo de Ecrã ativo. Antes dos pais ativarem esta funcionalidade, as crianças estão a colocar códigos de bloqueio. Claro que estes códigos não são partilhados e assim os pais não acedem ao equipamento.
O Tempo de Ecrã é uma função importante que tanto o Android como o iOS estão a aplicar nas mais recentes versões, mas a verdade é que , aparentemente, o iOS está com problemas de implementação e pode ser facilmente contornado.