Pplware

Android vs iOS: 10 anos depois, as melhores apps pertencem ao mesmo sistema operativo

Já parou para pensar no que distingue um vulgo telemóvel de um smartphone Android ou iOS? E não, não vale dizer o preço. A resposta certa (uma delas pelo menos) seriam as aplicações ou simplesmente as apps do seu dispositivo.

Seja o Fortnite ou o Google Drive, todos temos várias apps nos nossos smartphones, sejam eles Android ou iOS. São estes “mini” programas que tornam os nossos telefones em algo mais inteligente, mais “smart”.


Seja para diversão ou para produtividade, as apps são da mais crucial importância para o nosso smartphone, seja ele Android ou iOS. Por conseguinte, o sucesso de todo um sistema operativo pode ser ditado pela qualidade da sua loja de apps.

O que é um smartphone sem as apps?

Uma tese que certamente encontrará acolhimento junto de todo e qualquer antigo utilizador de um smartphone Windows Phone. Por muito virtuosa que fosse toda a plataforma, ao não cativarem o interesse dos programadores, a plataforma acabou por definhar.

É precisamente por isso que o sistema operativo Android é o mais popular em todo o mundo com cerca de 80% de quota de mercado. Na sua loja de apps qualquer programador pode publicar os seus conteúdos, sendo o custo de tal muito reduzido.

O sistema operativo Android prima pela abertura

Entretanto, vemos também milhares de apps de programadores independentes, não só na PlayStore, mas também em portais dedicados. Veja-se o excelente exemplo do portal XDA Developers onde reina a iniciativa independente.

Em contraste, algumas das apps para Android podem apenas ser descritas como lixo eletrónico. Não estando sequer no mesmo patamar de qualidade do que as suas equivalentes iOS, para dispositivos Apple.

Algo que era verdade há 10 anos, e volvida já uma década, continua a ser igualmente aplicável. Existe uma miríade de apps para o sistema operativo Android, é certo. Contudo, uma grande percentagem destas não pode sequer ser comparada ao nível de qualidade das apps para iOS e dispositivos Apple.

Infelizmente, isto acarreta algumas desvantagens

Mais concretamente, podemos pegar em nomes bem conhecidos, em apps que todos temos nos nossos smartphones. O Instagram, o Facebook e o caso paradigmático do Snapchat. Sobretudo nesta última app, a diferença entre a versão Android e iOS é bastante notória.

As diferenças são visuais, com as apps iOS a denotar um maior cuidado ou polimento, mas não só. Também a nível funcional, de estabilidade e mesmo de funcionalidades, as apps para iOS continuam a superar as equivalentes para Android.

Várias apps são simplesmente melhores na plataforma iOS

E se estas diferenças são percetíveis em apps extremamente populares, isto torna-se ainda mais gritante em aplicações mais específicas. Veja-se uma ferramenta de trabalho, edição de texto, gráficos ou algo mais exigente.

A culpa aqui pode também ser atribuída aos reduzidos filtros da PlayStore onde quase tudo pode ser publicado. Em claro contraste com a App Store do sistema operativo iOS onde a Apple aplica um rigoroso controlo de qualidade.

O resultado? Uma menor diversidade, mas uma maior coerência entre todo o conteúdo disponível na sua loja de aplicações. Algo que acarreta consequências imediatas e que vai, neste caso abonar, toda a imagem do sistema operativo.

O problema do sistema operativo Android?

Torna-se também mais fácil, ainda que mais oneroso, compilar uma app coesa para a plataforma iOS da Apple. Afinal de contas, existe um “numerus clausus” de dispositivos móveis a que o programador terá que prestar atenção.

Por outras palavras, o programador iOS sabe exatamente em quais smartphones a sua app irá correr. Por conseguinte, este tem um domínio completo e total sobre os requisitos de hardware e características dos dispositivos móveis.

Algo totalmente impensável na plataforma Android. Com milhões de smartphones distintos em circulação, este cenário não mudará tão cedo. Talvez com a chegada e implementação do Fuchsia, mas não antes.

Sem que seja sua culpa, o programador Android compila a sua app com uma mão-cheia de smartphones em mente. Em todos os demais, pode apenas esperar que corram igualmente bem, ou que pelo menos corram.

Ainda assim, notamos que há um crescente esforço de homogeneização da qualidade nas apps Android e iOS. Há mais cuidado, junto dos grandes estúdios e apps mais populares, para serem pelo menos tão boas como na plataforma iOS.

Contudo, continuarão a existir milhares de apps que nunca terão tanta atenção ou cuidado como as suas equivalentes para dispositivos Apple. Trata-se de uma tarefa hercúlea tendo em conta a quantidade de smartphones Android em utilização.

O controlo apertado da Apple garante a qualidade das apps para iOS

Em suma, este paradigma advém de duas filosofias contrastantes. De um lado temos uma quase total abertura do sistema operativo. Do outro, um controlo quase asfixante de tudo o que entra na sua plataforma.

Algo que, consequentemente, atrairá públicos diferentes para o sistema Android e para o sistema iOS da Apple. Por muito que escolhamos não o dizer ou pensar, este é o status quo em 2019, tal com o era em 2009.

|Fonte

Exit mobile version