As assistentes virtuais estão a conseguir ganhar um espaço que muitos não pensavam ser possível. Sempre presentes para apoiar os utilizadores, estes mecanismos com inteligência artificial, conseguem responder a todas as necessidades dos utilizadores.
Se cada sistema operativo móvel tem a sua assistente, a Microsoft foi a única que alargou o espectro e conseguiu ter presença em quase todos os sistemas. Depois do Android, consegue agora chegar ao iPhone.
A intenção da Microsoft é clara. Quer a Cortana no máximo de sistemas possíveis, para que consiga cativar os utilizadores para os seus sistemas, ao mesmo que oferece uma assistente virtual que está em todos os lados, e que assim transmite uma experiência de utilização transversal e única.
Depois de ter iniciado a sua aventura com a Cortana no Windows Phone e de a ter passado para o Windows 10, surpreendendo toda a gente, decidiu continuar e alargar os desenvolvimentos.
Como resultado vimos a chegada da Cortana ao Android, onde está a ser desenvolvida e testada directamente pelos utilizadores, e agora chegou a mais um sistema, este onde não era especialmente esperada, o iOS.
Os teste estão para já limitados a utilizadores que estejam nos Estados Unidos ou na China, mas mais tarde serão alargados a outros países e a outras regiões.
Para participar nestes testes iniciais da Cortana no iOS, os utilizadores que se queiram candidatar só precisam de preencher um formulário disponibilizado pela Microsoft e aguardar por indicações adicionais da empresa.
Até agora a Microsoft foi a única que conseguiu ter a sua assistente virtual presente na quase totalidade dos sistemas operativos móveis, e também com presença no seu Windows 10.
Estas assistentes lentamente começam a ser essenciais para qualquer utilizador, que as usam para ditar texto, pesquisa na Internet ou para os apoiar na utilização do smartphone.
Com esta presença alargada a Microsoft volta a conseguir estar em todo o lado, facilitando a transição entre sistemas, e levando a que as suas aplicações sejam as escolhidas, graças a essa abrangência de plataformas.
Ainda é cedo para existirem datas de disponibilização da Cortana, mas o início dos testes mostra que a Microsoft está empenhada e que quer colocá-la nas mãos dos utilizadores o mais depressa possível.
Infelizmente ainda não podemos testar ou usar a Cortana no nosso Português, mas o esperado lançamento no Brasil vem mostrar que pode estar para breve a chegada da versão do nosso país.