A recente mudança de políticas do WhatsApp tem estado a criar uma onda de protestos e de preocupações juntos dos utilizadores. Quem não aderir a estas novas regras ficará impedido de usar este serviço do Facebook.
Esta imposição e as próprias regras criaram uma consciência junto dos utilizadores e uma tendência de mudança. À conta desta alteração, as instalações do Signal e Telegram dispararam e chegaram a causar problemas nas novas adesões.
Alterações no WhatsApp causam mudanças
O que parecia ser uma simples mudança de regras de utilização do WhatsApp está a causar uma verdadeira revolução. Os utilizadores entendem que não querem fornecer os seus dados ao Facebook e a forma como esta é imposta não está a ser bem recebida.
Rapidamente as alternativas foram encontradas, sendo as mais lógicas o Signal e o Telegram, que há anos estão presentes. A mudança já foi iniciada e isso causou picos de instalações destas apps, tanto no iOS como no Android.
Some new users are reporting that Signal is slow to display their Signal contacts. We're adding more capacity to keep up with all the new people searching for their friends on Signal. Hang tight!
— Signal (@signalapp) January 8, 2021
Signal e Telegram crescem nos downloads
A popularidade do Signal disparou depois deste serviço ter sido aconselhado pelo homem forte da Tesla, Elon Musk, na sua conta do Twitter. Isto acabou por provocar uma adesão, o que no final da semana acabou por causar alguns problemas nas novas adesões a este serviço de mensagens.
No que toca a números, estes são bem expressivos e mostram de forma clara a mudança que está a ocorrer. Mais de 100 mil utilizadores instalaram o Signal a partir das lojas de apps da Google e da Apple. No caso do Telegram, o número é bem maior, com quase 2,2 milhões de downloads, segundo dados da Sensor Tower.
Adesão ao serviço do Facebook está a cair
Claro que este cenário teve um efeito contrário no WhatsApp. Os dados revelam que os downloads desta app caíram 11% nos primeiros sete dias de 2021, em comparação com a semana anterior. Ainda assim, esta app teve cerca de 10,5 milhões de downloads globalmente.
Este cenário deverá continuar nos próximos dias e ter um pico ainda maior quando as regras do WhatsApp forem impostas. Ao estarem bloqueados no acesso do serviço de mensagens do Facebook, os utilizadores vão fazer a transição natural e até esperada.