Pplware

Huawei pode ultrapassar a Apple no mercado dos smartphones

Desde que lançou o iPhone há 10 anos, que a Apple tem dominado o mercado dos smartphones de uma forma bem firme. Não tem o topo da tabela de vendas, mas é inegável o seu controlo e o interesse dos consumidores, tendo por isso a segunda posição.

Este seu lugar de destaque está ameaçado e, segundo vários analistas, a Huawei poderá em breve conseguir ultrapassá-la e reclamar para si o segundo lugar no mercado dos smartphones.


Os mais recentes números da Apple mostram que a companhia continua a crescer nas vendas de smartphones e que isso se reflete positivamente nas suas receitas e nos seus lucros. Só no campo dos smartphones as vendas de 41 milhões de iPhones fizeram a Apple crescer 2% neste ponto.

Se estes números são positivos e mantêm a Apple no segundo lugar de vendas globais, a verdade é que esta posição está ameaçada e muito em breve podem haver mudanças profundas.

A Huawei é a concorrente mais direta e está a conseguir aproximar-se da Apple de forma muito rápida. Segundo a Canalys, e usando números conhecidos, a Huawei terá crescido 20% no mesmo período, conseguido aproximar-se rapidamente da Apple. Os 11% que tem já de mercado, vinda dos 9% no ano passado, são a prova do sucesso da Huawei.

A Canalys vai mais longe e garante que as diferenças de vendas destas duas empresas estão agora num valor mínimo abaixo das 3 milhões de unidades. Para além dos conhecidos 41 milhões de iPhones, é necessário colocar nesta equação os 38 milhões de smartphones vendidos pela Huawei.

Do lado da Samsung, o domínio é mantido, com a primeira posição e 79,5 milhões de smartphones vendidos. Este número representa um aumento de 1,9 milhões face ao segundo trimestre de 2016.

É quase certo que a Huawei vá ultrapassar a Apple, mas provavelmente não tão cedo quanto se pense. O iPhone 8 está a chegar e isso representará um momento de crescimento elevado para a Apple. O pior será depois que euforia deste novo iPhone passar e o mercado estabilizar. Aí será difícil à Apple manter a segunda posição e o controlo poderá bem passar para a Huawei.

Fonte Canalys

Exit mobile version