Pplware

Huawei aumenta as receitas em 23% apesar das tensões com os EUA

O bloqueio comercial imposto em maio último por Donald Trump não abrandou a Huawei. A 2.ª maior fabricante mundial de smartphones Android e figura dominante no mercado de redes saiu aparentemente incólume deste conflito económico. Veja-se agora o relatório alusivo ao período de abril a junho de 2019.

Em causa está o trimestre mais problemático em que o bloqueio imposto pelos EUA se fez sentir.


Durante o período compreendido entre abril e junho de 2019 a Huawei totalizou o equivalente a 32,2 mil milhões de dólares em receitas. O valor, representa um aumento de 23% face à cifra registada no trimestre anterior (1.º de 2019). Assim sendo, nem o bloqueio imposto pelos EUA abrandou a tecnológica chinesa.

A Huawei vendeu 37,3 milhões de smartphones Android na China – Canalys

A afirmação prévia pode não causar surpresa no leitor. Contudo, importa salientar que o mercado chinês, o maior do mundo em volume de smartphones vendidos, caiu pelo nono trimestre consecutivo. Aqui de acordo com os dados da agência de análise de mercado, Canalys, a Huawei é uma autêntica exceção.

Com o mercado em queda desde meados de 2017, a Huawei é das escassas fabricantes Android a conseguir crescer neste clima adverso. Aliás, durante o último trimestre as adversidades foram particularmente notórias nos mercados internacionais. Já no seu mercado natal, a sua quota de mercado aumentou para 38%.

Cumpre ainda salientar que os dados da Canalys vão ao encontro dos números apontados por outras entidades para o mesmo período. Assim, neste momento temos um aumento do lucro operacional na ordem dos 8,7% para 58,3 mil milhões de dólares para os primeiros seis meses de 2019.

118 milhões de smartphones Android vendidos no 1.º semestre

Ainda de acordo com os dados da Canalys, a Huawei já vendeu 118 milhões de dispositivos móveis no primeiro semestre. Mais concretamente, cerca de 59 milhões de unidades nos dois trimestres que compõem o semestre em questão. Já noutra ótica, comparativa, temos um aumento de 24% de ano para ano no volume de vendas.

Atualmente, as receitas geradas pelas vendas de smartphones Android já totalizam 55% de todos os proveitos obtidos. Isto é, o departamento de redes da Huawei representa agora 45% no peso das receitas, demonstrando a crescente importância do setor mobile. Em seguida temos o gráfico da Canalys, alusivo à China.

 

 

Assim sendo, o maior mercado mundial é completamente dominado pela Huawei. Ainda assim, temos empresas como a OPPO, Vivo, Xiaomi e Apple a competir no Top 5. Contudo, a sua expressão (quota de mercado), não chega sequer perto do poderio já estabelecido pela empresa de Ren Zhengfei.

Quão impactante foi o bloqueio dos EUA?

Ainda que a tecnológica tenha previsto uma quebra nas receitas, o “pior” cenário possível parece não se verificar.

As receitas cresceram consistentemente até maio, afirmou Liang Hua recentemente. Tendo em conta as bases que estabelecemos na primeira metade do ano, continuamos a registar crescimento, mesmo apesar de termos sido colocados na lista norte-americana de entidades bloqueada. No entanto, isto não significa que não temos dificuldades no caminho. Temos, e elas podem afetar o ritmo do nosso crescimento a curto-prazo. Mas continuaremos a trilhar este percurso.

Relembramos que a Huawei, tendo em conta o seu estatuto privado, não está adstrita à divulgação periódica de resultados financeiros detalhados. Não obstante, tem feito isso mesmo, lutando por passar uma imagem de transparência e abertura aos seus consumidores e demais parceiros.

Em síntese, mesmo com as adversidades colocadas pelos EUA, a Huawei cresceu a dois dígitos. Fê-lo sobretudo às custas dos concorrentes diretos como a OPPO, Vivo, Xiaomi e Apple. Além disso, a China representou 64% das vendas de smartphones Android para a Huawei, um peso extremamente considerável para a empresa.

Aliás, desde 2013 que o seu mercado natal não tinha tanto peso na balança comercial da tecnológica.

Leia mais…

 

Exit mobile version