Pplware

Huawei: assim será o seu smartphone com a EMUI 10 e o Android Q

A Huawei já está a preparar a próxima versão da sua User Interface (UI), ou máscara para o Android. Apelidada de Emotion UI, estamos prestes a conhecer a sua próxima iteração, a EMUI 10. Por sua vez, esta será agora baseada na 10.ª versão do sistema, o Android Q e pode chegar também ao seu smartphone.

Entretanto, já pode ver como será o seu aspeto geral, graças a esta nova galeria de imagens!


Agora que o embargo comercial à Huawei parece ter amainado, a empresa chinesa pode retomar os seus trabalhos. Em cima da mesa temos, por exemplo, a sua EMUI 10, a próxima versão que trará aos seus utilizadores as novidades do Android Q que ainda não viu o seu nome a ser definido pela Google.

A EMUI 10 será baseada no Android Q da Google

Ao propósito, a Huawei já confirmou que esta lista de 17 smartphones será atualizada com a próxima versão do sistema operativo e da interface. Entretanto, a tecnológica ainda distribuirá a EMUI 9.1 a todos os equipamentos, já confirmados, e divulgadas em ocasião anterior, mais concretamente, nesta lista.

Assim, se o seu smartphone é o P30, ou P30 Pro, então estará na linha da frente para receber as novidades. No entanto, temos também pelo menos mais 15 terminais que também receberão a EMUI 10. Aliás, antes de chegar ao público geral, a interface será testada em várias fases beta, já em curso.

 

 

Com efeito, as imagens que ilustram este artigo retratam a versão beta da EMUI 10, já a ser testada num Huawei P30 Pro. Foi assim que o utilizador conseguiu fazer várias capturas de ecrã, tendo em seguida partilhado as mesmas com a imprensa. Assim, podemos já vislumbrar as novidades nesta galeria.

A EMUI 10 já está a ser testada num smartphone Huawei P30 Pro

Em primeiro lugar, as três imagens acima (justapostas), não se diferenciam muito da atual EMUI 9.1 Ainda assim, temos agora alguns pontos translúcidos como, por exemplo, a barra descendente de notificações e controlo com os atalhos. Aí vemos também algumas mudanças subtis nos demais ecrãs.

Ainda em torno da barra de atalhos semitransparente, não podemos deixar de apontar a dificuldade em ler a legenda de cada botão. Isto é, com o texto suave, em cinza claro e sob um pano de fundo não opaco, a leitura da descrição de cada interruptor torna-se difícil. Algo deverá sofrer alterações até que chega e versão final.

 

 

Ainda de acordo com o utilizador que partilhou estas imagens, os gestos de navegação continuam a ser os mesmos. Segundo ele, a maior diferença está presente no modo multitasking, com mais do que uma app no ecrã, modo este que agora estará ainda mais rápido. Além disso, já temos o novo controlo das permissões.

O reforço da privacidade com o Android Q

Sendo baseada no Android Q, a EMUI 10 já apresenta os novos pedidos de permissão. Aí, tal como podemos ver pela imagem acima, poderemos conceder permissões temporárias. Isto é, uma app poderá, por exemplo, ter acesso à sua localização enquanto estiver a ser utilizada, ou de forma permanente.

Em seguida, na aplicação da câmara fotográfica não temos grandes alterações. Sendo este um dos principais destaques dos smartphones da Huawei, vemos que pouco mudou. Ainda que tenham sido acrescentadas algumas melhorias incrementais, a premissa base permanece a mesma, tal como as opções e menus.

 

 

Assim, no seu smartphone Huawei, poderá encontrar alguns novos filtros para a câmara. Temos também outras guias para auxiliar na composição da imagem, além de ter sido reforçada a fluidez no seu funcionamento. Ainda neste ponto, podemos notar alguns ajustes no tipo de letra das legendas.

Note-se, por fim, que a EMUI 10 ainda está em fase de testes. A versão final, disponível para todo e qualquer smartphone eleito, chegará posteriormente. Aliás, para já não temos datas concretas para a sua chegada, apenas uma lista de terminais eleitos (artigo abaixo).

O que gostaria de ver melhorado, ou corrigido, com a EMUI 10?

 

Exit mobile version