Os processadores da Huawei têm evoluído bastante nos últimos anos e já acompanham hoje os seus concorrentes mais diretos.
Além do novo Kirin 980, fala-se agora que a marca chinesa poderá lançar o Kirin 1020 com o dobro do desempenho do Kirin 970.
No ano passado, a Huawei introduziu no mercado o Kirin 970, um processador que equipou o Huawei Mate 10 / Pro e que integrava uma grande componente de inteligência artificial tanto em processamento como em fotografia.
Com este SoC, a Huawei conseguiu apanhar a concorrência em desempenho, algo que procurava há algum tempo. O Kirin 970 mostrou-se bastante competente e elevou a fasquia do Mate 10 / Pro e Huawei P20 / Pro para patamares mais ambiciosos.
Para o novo ano, a marca chinesa já está a preparar o sucessor, o Kirin 980, que promete uma boa evolução em todos os aspetos, como é o caso da construção em 7nm por parte da TSMC. No entanto, segundo alguns rumores, as novidades não irão ficar por aqui, podendo a marca chinesa estar a preparar um outro SoC, o Kirin 1020.
Embora ainda haja poucas informações sobre este produto, diz-se que este SoC está a ser preparado para acompanhar o lançamento da primeira rede 5G e que terá um desempenho duas vezes maior do que o atual Kirin 970. A confirmar-se, este processador teria um desempenho bem acima da média, podendo mesmo deixar a concorrência para trás.
Embora ainda não haja prazos, espera-se que este novo chip chegue aos topos de gama da Huawei em breve.