O Huawei P20 Lite, bem como 11 outros smartphones vão receber a nova versão da interface própria da marca, a EMUI 9.1. Este que é o dispositivo mais popular em Portugal está já a receber as novidades, ainda que numa fase de testes (beta), começando a distribuição na China. Mas, há mais terminais contemplados na lista.
É, portanto, o início de uma distribuição gradual que trará esta interface do utilizador a 49 smartphones.
De acordo com o relato de Tushar Meta, no portal XDA Developers, a distribuição já começou na China para 12 smartphones. Entretanto, a EMUI 9.1 que ficamos a conhecer com o P30 e P30 Pro, começam a chegar a mais utilizadores, sobretudo no seu país natal. Ou seja, é uma questão de dias (ou semanas) até chegar à Europa.
As novidades da EMUI 9.1 para os smartphones Huawei
Importa ainda frisar que esta nova distribuição – EMUI 9.1 – se baseia no sistema operativo Android Pie 9.0, da Google. No seu interior, temos várias novidades para a interface gráfica dos smartphones, nomeadamente o modo GPU Turbo 3.0, mas temos também melhorias nos modos que tiram proveito da Realidade Aumentada.
Entre estes modos destacamos o HiVision (RA), bem como o HiVoice. Além disso, contamos com vários ajustes e melhorias visuais para a interface. São pequenas mudanças com o intuito de tornar toda a interface gráfica ainda mais simples e intuitiva para o utilizador. É uma atualização significativa e a ter em conta.
Agora, damos conta da sua disponibilidade para o Huawei P20 Lite, bem como 11 outros smartphones. Em boa verdade, temos 5 smartphones da Huawei e um total de 6 para a sua marca satélite, a Honor. A todos estes, a EMUI 9.1 já começou a ser distribuída, para já apenas na China.
Já está a chegar ao Huawei P20 Lite e 11 outros smartphones:
- Huawei P20 Lite
- Nova 3
- Nova 3i
- Nova 2
- Huawei P10
- Honor View 20 (Magic UI 2.1)
- Honor Magic 2 (Magic UI 2.1)
- Honor 7X
- Honor 8X
- Honor 9
- Honor 10
A todos estes terminais estão assim a chegar a nova versão da interface, com várias melhorias como o scan dos produtos através da realidade aumentada na sua câmara fotográfica. Algo que nos indica um sério reforço nos algoritmos de inteligência artificial, bem como nas sugestões de ações apresentadas ao utilizador dos terminais.
Cumpre ainda salientar a inclusão da tradução em ecrã completo, bastando agora pressionar com dois dedos uma palavra para que todo o ecrã (ou janela de texto) seja traduzido. Entre as melhorias conta-se ainda o reforço da segurança do sistema de reconhecimento dos vários graus de fiabilidade das aplicações móveis.
Por fim, não temos uma data exata para a sua chegada aos vários terminais, sobretudo nesta fase inicial de testes (beta). Uma estimativa mais acertada deverá ser fornecida pela marca quando esta começar a distribuir a versão estável da EMUI 9.1, dentro e fora da China. Para já, temos que aguardar um pouco mais.