Nos dias que correm, os fabricantes preocupam-se em lançar constantemente equipamentos novos e com novas funcionalidades e características. Isto torna os smartphones rapidamente obsoletos e passíveis de serem trocados.
Claro que o que os consumidores procuram são máquinas robustas e que não avariem. Um estudo recente mostrou que neste campo quem garante as melhores máquinas é a Huawei, seguida pela Apple.
Uma das maiores preocupações dos utilizadores de smartphones é se os seus equipamentos vão ser máquinas que têm uma vida útil longa e livre de problemas. Muitas marcas não se preocupam com este ponto e a obsolescência programada é quase uma realidade.
Huawei tem os smartphones mais robustos do mercado
O estudo feito pelo grupo Fnac-Darty, baseado em mais de 130 mil reparações, revelou um dado muito interessante. O topo da lista dos smartphones com menos intervenções é ocupado por uma marca que todos conhecem bem. Este lugar pertence inegavelmente à Huawei e aos seus smartphones.
Honor e Apple seguem na lista dos melhores equipamentos
A lista apresentada tem mais dois ocupantes, também eles bem conhecidos dos consumidores. O curioso é que a segunda posição vem certamente confirmar o primeiro lugar ocupado pela Huawei. Este lugar é ocupado pela sua sub-marca, a Honor.
Em seguida, e no terceiro lugar, encontramos a Apple. A marca vê assim reconhecida principalmente a sua fama de ter excelentes equipamentos. Este é o primeiro ano em que a Apple consegue atingir o topo deste pódio.
O mercado retém mais os smartphones
Outro facto interessante deste estudo mostra que a duração média de um smartphone é de 3 anos. Este é um ponto negativo na ótica dos fabricantes, mas que mostra que os equipamentos estão cada vez mais robustos.
Este poderá ser um resultado que muitos não esperariam ver. A verdade é que sobretudo comprova o que a experiência dos utilizadores revela. Estas são as marcas com menor taxa de falha durante os primeiros 2 anos após a compra e isso é positivo para os donos dos smartphones.