Pplware

3D Touch afinal poderá estar ao alcance de todos os telefones

Desde que a Apple apresentou o 3D Touch que muitas outras marcas perseguem essa tecnologia. Até agora apenas a Huawei colocou no mercado uma alternativa, algo que se espera que chegue massivamente em futuras versões do Android.

Mas a verdade é que podem não ser necessários grandes investimentos, pois o ForcePhone vai trazer esta funcionalidade a qualquer smartphone, bastando instalar a sua simples aplicação.

Na utilização do 3D Touch, o iPhone detecta a pressão usada pelo utilizador no ecrã e em função da maior ou menor forma apresenta menus diferentes e adaptados.

Mas um investigador da universidade do Michigan criou o ForcePhone, uma alternativa para dar a qualquer smartphone as mesmas funcionalidades do 3D Touch, sem qualquer hardware adicional e recorrendo apenas a uma simples aplicação.

Recorrendo ao microfone e ao altifalante do smartphone, é possível detectar pequenas alterações na frequência emitida, que se situa nos 18kHz, e que cai fora do espectro de audição do ouvido humano.

Ao serem aplicadas pressões no ecrã ou no próprio corpo do smartphone, esse ruído silencioso alterar-se, indicando então que deve ser apresentado o novo menu, da mesma forma que a Apple o faz com o iOS.

Para já ainda não é possível a utilização do ForcePhone por todos. Espera-se que chegue apenas em 2017 e a sua apresentação pública será feita na conferência MobiSys 2016 que acontecerá em Singapura já no próximo mês.

Yu-Chih Tung, o criador do ForcePhone inspirou-se no filme Dark Knight para criar esta funcionalidade. Nessa cena, o Batman usou os smartphones de uma cidade para criar um radar alargado, onde estes telefones eram parte activa.

Este pequeno truque poderá, em breve, revolucionar os smartphones e as interfaces dos sistemas operativos móveis, garantindo que todos podem ter acesso à tecnologia mais recente e que é exclusiva de alguns.

ForcePhone

Exit mobile version