Os códigos QR surgiram para facilitar a vida aos utilizadores do smartphones. Permitem partilhar informação de forma simples, anda que sem o controlo destes. Da mesma forma que podem ser úteis, podem também ser uma fonte de problemas e os alertas estão a chegar de fontes oficiais.
Segurança em causa com os códigos QR
Se já estávamos habituados a usar os códigos QR, com a pandemia e todas as restrições que existiram, essa utilização cresceu. Era a forma de partilhar informação e dar acesso a dados que os utilizadores necessitavam, para evitar o contacto ou o acesso físico a alguns suportes.
Esses códigos QR, que tantos usam no dia a dia, têm um lado menos positivo que pode ser perigoso para os utilizadores. Quem lança agora é a FTC, a Federal Trade Commission, uma agência dos EUA que pretende trazer mais segurança para os utilizadores da Internet. O alerta é real e mostra como os ataques podem ocorrer.
Do que é revelado, os atacantes escondem links prejudiciais em códigos QR para roubar informações pessoais. Estes podem estar em locais físicos ou, por exemplo, ser enviados por mensagem de texto ou e-mail e inventar um motivo para serem digitalizados, abrindo a porta a um ataque nesta estrutura.
Como se pode proteger destes perigos
Claro que estes códigos QR podem chamar à atenção e existem formas simples para evitar problemas associados a estes ataques. São medidas lógicas e que se forem respeitadas podem ajudar os utilizadores.
- Se vir um código QR num local inesperado, inspecione o URL antes de o abrir. Se parecer um URL que reconhece, certifique-se de que não seja falsificado – procure erros ortográficos ou uma letra trocada.
- Não leia um código QR num e-mail ou mensagem de texto que não esperava – especialmente se isso exigir que aja imediatamente. Se acha que a mensagem é legítima, use um número de telefone ou site que saiba ser real para entrar em contacto com a empresa.
- Proteja o seu telefone e contas. Atualize o sistema operativo do seu telefone para se proteger contra hackers e proteja as suas contas online com senhas fortes e autenticação multifator.
Importa recordar que os códigos QR podem a um site falsificado que parece real. Se fizer login nesse site falsificado, os golpistas poderão roubar qualquer informação que inserir. Ou o código QR pode instalar malware que rouba informações antes que o utilizador perceba.